Título: Mercadante quer ser o governador da educação
Autor: Alexandra Penhalver
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2006, Nacional, p. A11

O candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, afirmou ontem durante inauguração do comitê de campanha em São Paulo que pretende ser ¿o governador da educação¿. ¿Eu não quero ser lembrado como o governador que construiu presídios ou estradas, mesmo que sejam necessários. Quero passar para a história como o governador que fez da educação a paixão de São Paulo¿, disse ele, arrancando aplausos dos militantes e políticos que lotaram o prédio de dois andares alugado para sediar o comitê, no bairro do Ibirapuera.

Mercadante teve uma surpresa na festa: a chegada inesperada do vice-presidente José Alencar, que saiu do Hospital Sírio-Libanês direto para o comitê. Como não pode subir as escadas, Alencar - que é candidato à reeleição na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - foi recebido no piso térreo pelo candidato e pelo presidente estadual do PT, Paulo Frateschi.

Bem disposto, Alencar brincou e fez todos rirem ao dizer que a comida do hospital o engordou. ¿Eles só davam sopa e eu, com fome, comia tudo. Agora vou ter que fazer campanha para emagrecer.¿ Como vai ficar mais alguns dias em São Paulo a pedido dos médicos, o vice-presidente se ofereceu para receber empresários e fazer campanha para Mercadante no comitê. O candidato gostou da sugestão e afirmou que um evento com a presença de Alencar poderia ser programado para o início da semana.

MILITÂNCIA ELETRÔNICA

O petista apresentou também seu site, que foi remodelado por uma equipe de jovens, e terá a ¿TV Mercadante¿, com transmissão de imagens ao vivo da campanha.

O objetivo é exibir, durante duas horas diárias, cenas de caminhadas, da militância e do dia de campanha. Ao contar que a idéia de ampliar a campanha no universo virtual foi do filho Pedro, teve um lapso de memória e perguntou para Regina, sua mulher: ¿Qual a idade do Pedro mesmo? 21? Ah, vai fazer 21¿, afirmou. ¿Meu filho Pedro me disse: pai, você tem que ter militância eletrônica, a nova geração está lá e você tem de trazer a campanha para a internet¿, contou Mercadante, orgulhoso do rapaz de 20 anos, estudante de economia.

O candidato aproveitou o lançamento do site para anunciar que a tecnologia vai evoluir em seu eventual governo. Mercadante prometeu, se eleito, instalar ¿internet banda larga nas escolas¿ e, empolgado, disse que pretende criar um programa com o laptop popular, que está sendo desenvolvido no exterior. ¿Vamos doar laptops populares para as crianças das escolas. Hoje custam US$ 140, mas devem baixar para US$ 100. São pequenos como uma lancheirinha.¿

Sobre um eventual governo, Mercadante lembrou de famosa frase do atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. ¿Bloomberg, quando assumiu a prefeitura de Nova York, disse que desejava ser avaliado com as mesmas notas dos alunos da rede pública. ¿É o que proponho. Me avaliem pelas notas das crianças de São Paulo.¿

Estiveram no evento a ex-prefeita Marta Suplicy, o senador e candidato à reeleição Eduardo Suplicy, a candidata a vice na chapa de Mercadante, Nadia Campeão (PC do B), prefeitos e candidatos à Assembléia e à Câmara.