Título: 'Lula está muito consolidado', alerta FHC
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2006, Nacional, p. A6

Embora ressalve que o resultado das eleições ainda não esteja definido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se disse preocupado com a possibilidade de consolidação da candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estou vendo tudo com uma certa preocupação. Lula está muito consolidado", afirmou FHC, em entrevista por telefone ao Estado.

O ex-presidente ponderou, contudo, que o crescimento da candidatura Lula ocorreu pelo uso escandaloso da máquina pública, como nunca antes teria ocorrido. FHC lembrou da antecipação do 13º salário para os servidores e da adoção de uma série de medidas que teriam desequilibrando o jogo em favor do governo. "O uso da máquina está sendo escandaloso, mas não há indignação. O Brasil parece anestesiado, perdeu a capacidade de se indignar."

FHC acha também que os partidos de oposição não devem levar a sério a proposta de distensão apresentada por Lula. "Isso é jogo de campanha. Se Lula realmente quisesse diálogo com a oposição, deveria ter feito isso em 2003, no primeiro ano de governo. Se fosse para valer, ele poderia ter acertado com o PSDB uma lista de propostas de interesse do País para serem votadas naquele período, mas ele não quis."

Nos cálculos do ex-presidente, Lula, caso seja reeleito, não terá musculatura política forte o suficiente para atrair as forças da oposição. Para ele, Lula teria alguma trégua por um breve período, mas, passado um ano de governo, a expectativa de poder seria transferida para o candidato da oposição.

"Imagina, se o Serra (José Serra, candidato tucano ao governo de São Paulo), provável candidato das oposições, iria conversar com ele? Lula não terá força para propor nada. Após o primeiro ano, a expectativa de poder passará para a oposição", analisou Fernando Henrique.