Título: Serra ocupa horário eleitoral de Mercadante
Autor: Carolina Ruhman
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2006, Nacional, p. A13

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra, impôs segundos de silêncio durante o programa de seu principal adversário, Aloizio Mercadante (PT), por conta do minuto de direito de resposta dado ao tucano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo fato de o petista ter utilizado declaração de Serra relacionando o problema da educação no Estado aos migrantes.

Serra não mencionou a polêmica, mas ao final de seu programa o apresentador afirmou que ele usou seu tempo na TV para apresentar propostas, enquanto "nem todo mundo tem o que mostrar", referindo-se a Mercadante. Em seguida, já no início do programa do petista, durante o tempo reservado ao direito de resposta, a tela ficou em branco, exibindo mensagem de que o horário estava reservado para propaganda política eleitoral, aviso utilizado quando candidatos não usam seu tempo.

Mercadante continuou explorando a afirmação de Serra, a quem acusou de preconceituoso. Afirmou que "é preciso tratar a educação sem preconceitos, não importa se é migrante ou paulista", alfinetando o tucano.