Título: País pode ter usado bomba indevidamente
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2006, Internacional, p. A22

O Departamento de Estado dos EUA está investigando se Israel usou indevidamente bombas de cacho de fabricação americana em áreas civis do Líbano. A ONU disse que muitas bombas de cacho - bombas antipessoas que espalham bombas menores chamadas "bomblets" em área maior - foram encontradas em casas e estradas bombardeadas no sul do Líbano.

"Estamos estudando cuidadosamente as alegações, e veremos aonde elas nos levam", disse ontem o porta-voz do Departamento de Estado, Gonzalo Gallegos.

A investigação determinará se estas munições foram usadas, e se foram, como foram, disse Gallegos. Uma porta-voz do Centro de Coordenação de Ação Antiminas da ONU não quis comentar a investigação. Ela disse que não é ilegal usar bombas de cacho contra soldados ou combatentes, mas que as Convenções de Genebra proíbem seu uso em áreas civis.

Organizações de ajuda e o escritório da ONU que trata de minas relataram ter encontrado evidências de que Israel usou três tipos de bombas de cacho de fabricação americana nos 34 dias de guerra contra o Hezbollah. Neste período, ambos os lados dispararam foguetes em zonas habitadas.

O escritório da ONU informa em relatório de quarta-feira que descobriu centenas de pequenas bombas fabricadas pelos EUA que não explodiram e foram recuperadas em quase 250 locais no Líbano. Se ficar comprovada a utilização, Israel poderá sofrer sanções. O Exército israelense declarou que todas as armas que usa "são legais nos termos da lei internacional".

Israel também fabrica munições de cacho.Uma investigação do Congresso americano revelou que Israel usou bombas de cacho de fabricação americana de maneira indevida na invasão do Líbano de 1982. Naquela ocasião, a administração Reagan impôs proibição à venda de armas para Israel por 6 anos.