Título: O mapa-múndi do crescimento
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2006, Economia, p. B10

O físico Mark Newman, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e alguns colegas da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, criaram um mapa que mostra o tamanho dos países e continentes de acordo com a taxa de crescimento da riqueza entre 1975 e 2002.

O trabalho traz algumas revelações importantes. Uma delas é a expansão medíocre do Brasil e da América Latina no período. No caso do continente africano, a situação é ainda pior.

Entretanto, os países ricos, especialmente na América do Norte, ficaram ainda mais ricos. Como contraponto ao desempenho decepcionante da África e da América Latina, os países emergentes da Ásia cresceram substancialmente. De forma geral, dois terços das nações registraram crescimento do Produto Interno Bruto.

Os líderes do período foram China, Estados Unidos, Japão, Índia e Alemanha. Os maiores 'perdedores' foram Ucrânia, Rússia, Polônia e Arábia Saudita. Os responsáveis pelos cálculos ressaltam que, no caso do país árabe, a recuperação deve ocorrer rapidamente, em decorrência da disparada dos preços do petróleo.