Título: Vale é contra a isonomia com royalties do petróleo
Autor: EDUARDO KATTAH E NICOLA PAMPLONA
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/08/2006, Negócios, p. B18
O presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, esteve ontem em Belo Horizonte para uma reunião com o governador mineiro, Aécio Neves. Segundo o executivo, um dos principais tópicos discutidos na reunião foi o crescimento da siderurgia nacional. A Vale estuda a construção de uma siderúrgica na região Sudeste, em parceria com a Usiminas.
Na saída do encontro, porém, Agnelli manifestou discordância de uma bandeira de Aécio, que cobra isonomia no pagamento dos royalties da extração mineral em relação ao petróleo.
"Petróleo é uma coisa completamente diferente e de uma relevância muito maior em relação ao minério de ferro", avaliou Agnelli. Segundo ele, não há motivo para o Brasil se colocar "em descompasso" com outros grandes países mineradores.
"Quando a gente olha em nível global, vemos que o Brasil está em linha com o que se aplica no resto do mundo inteiro, principalmente nos grandes países mineradores", disse. "Acho o seguinte: todo mundo tem de pagar. Não pode ter minerador que não paga e minerador que paga. Acho que isso tem que ser a isonomia."