Título: Antero contesta Vedoin e tucanos saem em sua defesa
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2006, Nacional, p. A13

A cúpula do PSDB saiu ontem em defesa do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), um dia depois de a CPI dos Sanguessugas ter notificado o tucano para dar explicações sobre seu suposto envolvimento com a máfia que comprava ambulâncias superfaturadas com Orçamento da União por meio de emendas parlamentares. O presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), desqualificou o depoimento e as provas apresentadas à Justiça por Luiz Antônio Vedoin, um dos donos da Planam, principal empresa do esquema. "Não tem nada (contra o senador Antero), a não ser a palavra de um bandido. Vocês viram que provas não existem", afirmou Tasso.

Ao lado de Tasso e do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Antero - candidato ao governo de Mato Grosso - apresentou documentos que, segundo ele, provam que não participou da fraude. "Eu sou caçador de sanguessuga. Querer me envolver com os sanguessugas é querer absolver os verdadeiros sanguessugas", afirmou o senador, que ficou com os olhos cheios de lágrimas ao garantir sua inocência. "Não vejo vocação no Antero para ladrão", emendou Virgílio.

Para Antero, a família Vedoin "está claramente negociando" os novos depoimentos para envolver parlamentares no escândalo. Nas explicações à CPI, o tucano confirmou que, em 2001, assinou ofício com toda a bancada de Mato Grosso designando o deputado Lino Rossi (PP-MT) para cuidar das emendas que tratavam da compra de ambulâncias. Mas garantiu que cancelou todas as emendas apresentadas em seu nome para a aquisição de unidades móveis de saúde. Na época, segundo o senador, houve um corte de 50% no que foi apresentado pelos parlamentares.

O ofício e as fotos de ambulâncias entregues a quatro municípios de Mato Grosso foram provas apresentadas por Vedoin à Justiça para incriminar Antero. Além disso, o dono da Planam contou, em entrevista, que pagou R$ 32 mil ao tucano em troca de emendas para a compra de ambulâncias. Mas não foi apresentado documento que comprove o pagamento. "Esses documentos foram fabricados por um bandido. Não sei por quem este bandido está sendo patrocinado", disse Antero. O PSDB divulgou nota, assinada por Tasso e Virgílio, em solidariedade ao senador.

DEPOIMENTO

O presidente da CPI, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), afirmou ontem que pretende aproveitar o depoimento de Vedoin ao Conselho de Ética do Senado, na terça-feira, para ouvi-lo novamente.

Também na terça-feira, a comissão vota 130 requerimentos, um dos quais a convocação da ex-funcionária da Câmara Cristianne Mayrink, que seria lobista da Planam.