Título: Serra bate adversários em SP no 1º turno
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2006, Nacional, p. A8
O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, venceria a eleição em primeiro turno se a disputa fosse hoje. É o que aponta levantamento do Instituto Datafolha divulgado ontem. Segundo a pesquisa, o tucano tem 49% das intenções de voto.
Com o índice, Serra interrompeu uma tendência de queda que vinha apresentando desde abril, quando tinha 59% das intenções de voto. Em maio, o ex-prefeito de São Paulo caiu para 52% e, em julho, para 48%.
Na pesquisa divulgada pela TV Globo, o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Aloizio Mercadante, aparece com 17% - tinha 15% em julho.
Orestes Quércia, do PMDB, tem 10% (tinha 11%) e Carlos Apolinário, do PDT, manteve os 2% registrados anteriormente. Os demais candidatos à sucessão de Cláudio Lembo (PFL) não pontuaram.
Apesar de a pesquisa apontar que Serra venceria a disputa em primeiro turno, o Datafolha fez simulações de segundo turno com dois cenários diferentes. Se o embate fosse entre Serra e Mercadante, o tucano teria 61% contra 26% do petista. Na hipótese de o ex-prefeito enfrentar Quércia, teria 63% contra 22% do peemedebista.
Na simulação de ontem, não houve alteração em relação aos quatro principais candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. Serra oscilou um ponto, Mercadante, dois, Quércia, um e Apolinário manteve o mesmo índice. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os votos brancos e nulos somam 8%. Os eleitores que não sabem ou não opinaram representam 12%. Nos dois casos as oscilações também ficaram dentro da margem de erro. Em julho, brancos e nulos eram 10% e indecisos, 11%.
O Datafolha ouviu 1.908 eleitores, em 56 municípios, entre segunda e terça-feira. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 4032/2006. O levantamento divulgado ontem é o quinto de uma série iniciada em março.
MINAS E RIO
O Datafolha também realizou pesquisas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Na capital mineira, o levantamento apontou que o governador Aécio Neves (PSDB) seria reeleito hoje em primeiro turno com larga vantagem sobre os demais candidatos. O tucano aparece com 74% das intenções de voto. O segundo colocado é o petista Nilmário Miranda, com 7%. Fábio Magalhães (Prona) tem 2%, Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 1%.
No Rio, o Datafolha confirmou o favoritismo do senador Sérgio Cabral (PMDB), que tem 42% das intenções de voto. Marcelo Crivella (PRB) aparece em segundo lugar, com 19%. Denise Frossard (PPS) tem 9% e ocupa a terceira posição.
Em seguida aparecem Eduardo Paes (PSDB) com 3% e Vladimir Palmeira (PT) com 2%.