Título: Desempenho do NE surpreende
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Fonte: O Estado de São Paulo, 10/08/2006, Vida&, p. A23

A segunda edição do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) trouxe uma surpresa: o índice de cursos com conceitos mais altos (4 e 5) no Nordeste é o segundo mais alto do País. Perde apenas para a região Sul, mas por uma diferença mínima - de 29,9% no Sul para 29,8% no Nordeste.

A região Sudeste aparece em terceiro lugar, com 27,6% dos seus cursos com as notas mais altas. O resultado pode ser explicado em parte pelo fato de duas das melhores instituições do País - e que estão na região -, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), não terem participado do Enade por não concordarem com a metodologia.

"Para mim foi uma surpresa", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep) do Ministério da Educação, Reynaldo Fernandes, comentando o desempenho do Nordeste. A explicação encontrada pelo MEC é que na região existe um número menor de cursos de instituições privadas, que ainda obtêm os conceitos piores na avaliação.

Entre os conceitos mais baixos, a campeã é a região Norte. Quase um terço de seus cursos receberam 1 e 2.

No total do País, 53% dos cursos obtiveram conceito 3. Apenas 5% alcançaram a nota máxima e 3% obtiveram conceito 1. A maioria das notas mais altas, 56,3%, ficou com as instituições federais. Logo depois, vieram as Estaduais, com 40,6% dos conceitos 4 e 5. As instituições privadas tiveram a maior parte das notas concentradas na média 3, mas apenas 23,3% delas alcançaram os conceitos mais altos.

CICLO Essa foi a segunda edição do Enade, que avalia a cada ano um grupo de áreas do conhecimento. Desta vez, realizaram a prova 277,4 mil estudantes - concluintes e ingressantes - de cerca de cinco mil cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (distribuídas em 8 grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O ciclo do Enade é de três anos. Neste ano, novas áreas serão avaliadas e, em 2007, o sistema volta às que foram analisadas em 2004.

DESEMPENHO Além das médias gerais dos conceitos atribuídos por tipo de instituição e região do País, os resultados do Enade permitem observar o desempenho individual em cada curso de cada universidade - apesar de alguns cursos novos ainda não terem recebido conceitos, seja por não terem concluintes, seja por terem um número de formandos menor que dez.

Mesmo assim, nas áreas analisadas, foram as universidades federais e estaduais as que mais apareceram com conceitos altos no Enade e no Índice de Diferença do Desempenho (IDD), criado para medir o conhecimento agregado dos alunos (confira na lista). As instituições com duas notas 5 podem ser consideradas as melhores.

Em São Paulo, a Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) foi uma das particulares que conseguiram um bom desempenho em seu curso de Geografia, com média 5. Para a reitora Sueli Cristina Marquesi, isso é resultado do estímulo à pesquisa e do processo seletivo. "Nosso processo seletivo é feito nos moldes regulares e isso tem relação com o desempenho", diz.

O processo seletivo parece ser também a resposta para as médias baixas da Universidade Ibirapuera em Química. "Isso se deve ao nosso vestibular, que permite a matrícula de alunos com deficiências acadêmicas", afirma o reitor da instituição, Jorge Bastos. Mas ele diz não confiar completamente no exame. "Os alunos não estão muito preocupados em responder corretamente, mas em marcar presença."