Título: Serra vence no primeiro turno com 17 pontos sobre adversários
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2006, Nacional, p. A4
Pesquisa Estado/Ibope em São Paulo mostra que o candidato José Serra (PSDB) voltou a subir: ganhou 3 pontos porcentuais, chegou aos 46% e venceria a disputa para governador do Estado no primeiro turno. O candidato Aloizio Mercadante (PT) consolidou-se como segundo colocado, subindo também 3 pontos, para 18%. Como a soma dos seus adversários perfaz 29%, Serra tem uma folga de 17 pontos porcentuais a esboçar sua vitória no primeiro turno - maior que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no plano nacional - de 15 pontos.
A pesquisa colheu a plenitude dos efeitos da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, pois começou a ser apurada em 24 de agosto, dia em que estavam sendo veiculados o sétimo e o oitavo programas das campanhas estaduais. A subida dos dois principais candidatos acima da margem de erro mostra que uma parte do eleitorado gostou da campanha propositiva de Serra e outra, da campanha agressiva de Mercadante, mas a linguagem dura de Quércia - que estaria tentando atrair o antigo eleitorado malufista - não funcionou até aqui.
O ELEITOR DE SERRA Em situação mais confortável que Lula, no plano nacional, Serra ganha em todos os segmentos, faixas e regiões. O seu eleitor típico é jovem, tem boa escolaridade e melhor poder aquisitivo. O tucano tem 55% na faixa que tem 16 a 24 anos (e apenas 38% no segmento entre 40 e 49 anos); alcança 55% no grupamento que tem escolaridade superior (e apenas 36% na faixa dos que têm até a 4ª série do ensino fundamental); e 54% entre os que ganham acima de 10 salários mínimos (e 35% entre os que ganham até 1 salário).
Num segundo turno hipotético - porque Serra hoje venceria no primeiro - o tucano venceria Mercadante por 57% a 24% (56% a 24% há 10 dias) e superaria Quércia por 58% a 18% (57% a 19% na pesquisa anterior). Serra tem a mais baixa rejeição entre os três principais candidatos: apenas 17% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, contra 19% que não votariam em Mercadante e 23%, em Quércia. Com a vantagem de Serra, 60% dos eleitores acham que ele vencerá a eleição. Só 10% apontam vitória de Mercadante e 3%, de Quércia.
PRETO E BRANCO O dois maiores destaques de Mercadante estão no eleitorado da capital - onde ganhou 5 pontos porcentuais e subiu de 18% para 23% - e no grupamento dos eleitores com 50 anos ou mais, no qual sua intenção de voto cresceu de 15% para 21%. Mas o petista não consegue melhorar o seu desempenho em segmentos cativos do presidente Lula, principal liderança do seu partido. Entre os que têm até a 4ª série do ensino básico, grupo em que Serra tem seu pior índice, ele tem os mesmos 18% que apresenta no segmento da 4ª à 8ª séries, onde Serra tem porcentual maior.
Mercadante tem seus melhores índices nos grupos de idade de 40 a 49 anos e de 50 anos e mais, nos quais chega a 21%. O candidato petista repete os mesmos 21% nos que ganham entre 5 e 10 salários mínimos. Mas o maior índice dele (26%) é dado pelos eleitores que se autodeclaram negros. Na faixa, Serra tem o seu pior índice, 31%, o que indica que os eleitores autodeclarados negros têm preferência pelo petista acima da média. Entre brancos e pardos, Mercadante volta a seu patamar normal (17%), mas Serra aumenta sua intenção de voto - 48% entre os brancos e 44% entre os pardos.