Título: Heloísa aceita voto de Garotinho, mas dispensa idéias dele
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/07/2006, Nacional, p. A13

A senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência pelo PSOL, disse ontem, durante visita à comunidade Ilha de Deus, uma das áreas mais pobres do Recife, ter tomado conhecimento pela imprensa da declaração de voto do ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Ela disse agradecer "humildemente" a qualquer pessoa que lhe declare intenção de voto. Avisou, porém, que o apoio não implica qualquer concessão no seu programa de governo. "Concessão zero", garantiu.

O ex-governador declarou voto em Heloísa num comício na cidade de São Fidélis, no Rio. A senadora disse ter visto Garotinho pessoalmente uma única vez, no saguão de espera de um debate com presidenciáveis. E ponderou que ele pode estar se identificando com o projeto econômico do PSOL, "construído também por dois economistas sérios do País", César Benjamin - seu companheiro de chapa - e Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES. Ambos ajudaram o senador Pedro Simon e Garotinho quando eles tentaram candidatura presidencial pelo PMDB.

O comando fluminense da campanha de Heloísa repudia a possibilidade de acordo político com Garotinho. "Heloísa Helena denuncia nacionalmente acordos espúrios e no Rio se junta a Garotinho e Rosinha?", pergunta um dos coordenadores da campanha, que pediu para não ser identificado. Os dirigentes do PSOL, porém, sabem que o ex-governador tem força nas classes C, D e E, nas periferias e no interior fluminenses. Para Milton Temer, candidato do PSOL ao governo do Rio, o "voto é bem-vindo, mas o ataque (a Garotinho) continua".

DEMAGOGO

Primeira candidata a presidente a visitar a Ilha de Deus, no Recife, Heloísa conversou com os moradores da comunidade que vive da pesca de mariscos, ajudou a limpar sururu e andou de barco com crianças em torno da ilha. Das 450 famílias, 100 moram em palafitas. A maioria não a conhecia . Indagada se deixava alguma promessa, Heloísa retrucou: "Promessa só político demagogo faz. O que discutimos foram as alternativas concretas." À tarde, no centro do Recife, ela participou de caminhada que reuniu 2 mil pessoas.