Título: Marisa reclamou e Lula decidiu tapar buracos
Autor: Leonardo Goy e Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2006, Nacional, p. A13
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que foram sucessivas cobranças da primeira-dama Marisa Letícia que o teriam levado a dar atenção à recuperação das rodovias brasileiras. "Toda vez que eu chegava em casa, minha mulher falava: 'Lula, você viu o que está acontecendo nas estradas?'", relatou o presidente, comentando em seguida que Marisa acompanhava o noticiário da TV sobre a precariedade nas estradas. "Aquilo foi me incomodando, e aí fizemos uma reunião e decidimos priorizar a recuperação das estradas brasileiras e não permitir que os buracos continuassem atazanando a vida dos brasileiros", afirmou Lula, em encontro com superintendentes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).
Num pronunciamento de cerca de 20 minutos que fez no evento, Lula ainda soltou farpas contra a imprensa que, à época, segundo ele, deu destaque aos buracos nas rodovias. "Agora, a imprensa parou de falar", disse o presidente. "Ou o problema está resolvido, ou o carro do jornalista caiu no buraco e não teve notícia", ironizou. Em seguida, o presidente disse que valeu a pena receber "desaforos" e críticas por causa da operação tapa-buraco.
Ontem o governo anunciou que, depois de tapar buracos em rodovias, iniciará no dia 17 um programa para recuperar, em dois anos, a sinalização de 48 mil quilômetros de rodovias federais. Batizada de Pro Sinal, a operação receberá investimentos totais de R$ 275,3 milhões, sendo que R$ 137,1 milhões serão aplicados neste ano. O programa foi lançado ontem, na sede do DNIT.
Para tocar os serviços, foram contratadas 33 empresas, a partir de processo de licitação iniciado em novembro do passado e concluído em junho deste ano. "Estaríamos em falta com a segurança, se não cuidássemos da sinalização", declarou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, durante o lançamento do programa, que prevê serviços como instalação e troca de placas de sinalização e pintura de faixas.
Minas Gerais, que tem a maior malha rodoviária federal do País, será também o Estado que receberá, isoladamente, a maior quantidade de recursos. Do total de R$ 275,3 milhões, R$ 50,7 milhões serão aplicados na recuperação da sinalização em 9.065 km de rodovias em Minas. Em São Paulo serão aplicados R$ 7,2 milhões para recuperar a sinalização de 1.141 km.
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