Título: Coréia do Norte pode lançar outro Taepodong
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/07/2006, Internacional, p. A20
A Coréia do Norte pode ter instalado outro míssil de longo alcance Taepodong-2 em um local de lançamento no noroeste do país, disse ontem o ministro sul-coreano de Defesa, Yoon Kwang-ung. "Parece que outro Taepodong-2 foi levado para a base de mísseis de Musadan-ri, na Província de Hamgyong", onde foi disparado outro míssil na quarta-feira, disse o ministro à agência sul-coreana Yonhap.
Segundo Yoon, há informações dos serviços secretos de que a Coréia do Norte tenha levado para lá dois mísseis Taepodong-2, um dos quais foi disparado na quarta-feira com outros seis mísseis de curto e médio alcance. Mas, apesar de o míssil ter sido levado para a área, ele ainda não teria sido colocado na rampa de lançamento, o que sugere que o disparo não seja iminente.
Apesar de os mísseis terem caído no Mar do Japão, seu lançamento pôs em alerta todos os sistemas de defesa do Japão, Coréia do Sul e EUA.
Segundo o Pentágono, o míssil Taepodong-2, com alcance para atingir o território americano, falhou 40 segundos após ser disparado. Mas fontes do Ministério da Defesa sul-coreano insistiram ontem em que o míssil balístico se manteve em seu curso durante sete minutos. O jornal japonês Sankei, citando fontes oficiais do Japão e dos EUA, disse que o Taepodong-2 deveria ter caído em uma área próxima ao Havaí, para mostrar que a Coréia do Norte pode atacar, se quiser, o território americano.
A Coréia do Sul anunciou ontem a suspensão do envio de arroz e fertilizantes para a empobrecida vizinha Coréia do Norte até que a crise provocada pelos testes seja resolvida. No entanto, a Coréia do Sul prometeu levar adiante as conversações de alto nível que já estavam programadas com o governo de Pyongyang para a próxima semana.