Título: Cristovam: 'Não vou mudar discurso por causa de pesquisa'
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2006, Nacional, p. A9

O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, disse ontem, em Santo André, estar despreocupado com o seu desempenho nas pesquisas de intenção de votos que o apontam com 1% da preferência do eleitorado. Mesmo assim, o crescimento da candidata do PSOL, Heloísa Helena, que subiu de 6% para 10% na última pesquisa Datafolha, gerou críticas discretas a Heloísa. "Poderia prometer baixar os juros por decreto, mas eu seria irresponsável. Ganharia muitos votos, mas não vou fazer isso", disse, referindo-se à declaração da candidata do PSOL de que baixaria os juros por decreto.

Fiel defensor da educação "como a prioridade das prioridades", Cristovam voltou a bater na mesma tecla. "Não vou mudar meu discurso por causa das pesquisas. Vou continuar defendendo uma causa, a de que o Brasil pode dar um salto através de uma revolução na educação. Esquerda para mim é isso", afirmou, ao cumprimentar eleitores em Santo André.

Mais do que apostar no discurso e nas propostas de revolução na educação para conquistar o eleitorado, o pedetista enfrenta um desafio maior: tornar-se conhecido.

Enquanto panfletava pelo calçadão da cidade do ABC, o ex-governador do Distrito Federal teve de se apresentar como candidato e muitos só sabiam de quem se tratava depois de ler seu nome nos panfletos. "Eu só conheço o Paulinho (da Força). Quem é o velhinho de camisa branca?", perguntou a balconista Janaína da Silva, uma das pessoas que posaram para fotos ao lado do candidato sem sequer conhecê-lo.

Cristovam discorda dessa visão. "Vocês (os repórteres) não conversaram com todas as pessoas para dizer isso (que é desconhecido)", disse, bem-humorado.