Título: Promessa de honrar bilhetes e programa Smiles
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/07/2006, Economia, p. B4
O programa de milhagem Smiles da Varig que conta com 6 milhões de usuários estaria sendo negociado com a Aeroplan, programa de milhas da Air Canada, revelam trabalhadores da Varig. O Smiles faz parte do pacote que foi vendido para a VarigLog no leilão de ontem e ex-subsidiária se comprometeu com a Justiça de honrar o programa. O programa conta com um passivo de R$ 70 milhões correspondente a milhas a serem honradas.
O presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi, admite a existência das negociações. "Em relação à Aeroplan, não só ela como outras empresas, nós estamos tentado atraí-las para participar desse novo etapa da Varig. Não tem nada fechado ainda, nada assinado com ninguém", afirmou Audi.
O presidente executivo da VarigLog, João Luis Bernes de Sousa, garantiu ontem que o Smiles e também os bilhetes já emitidos pela Varig serão honrados pela nova administração. "A nova Varig vai honrar todos os direitos", disse ele. Além de uma importante ferramenta de marketing e de fidelização de clientes, o Smiles é uma grande fonte de receita para a Varig, que vende milhas para bancos, hotéis e restaurantes.
Mas os trajetos onde essas milhas poderão ser usadas ainda não estão definidos. A partir de hoje e até o dia 28, a Varig só irá operar na Ponte Aérea Rio-São Paulo. O número de vôos da malha original que serão retomados dependerá da negociação com as empresas de arrendamento de aeronaves. Quanto mais aviões conseguir, maior o número de vôos.
BILHETES EMITIDOS No caso de bilhetes emitidos para destinos que a companhia deixará definitivamente de operar, a negociação terá de ser feita caso a caso, explica o presidente da VarigLog. "Teremos que negociar com cada cliente para trocar o bilhete ou acomodá-los em vôos de outras companhias."
A nova Varig terá 30 dias após a homologação da operação, que deve ocorrer ainda hoje, para comprovar que tem condições de manter todas as linhas. Caso contrário, os slots (horários e espaços para pouso e decolagem nos aeroportos) serão redistribuídos para outras companhias.
CARTÃO UNIBANCO A Unicard, divisão de cartões do Unibanco, encontrou uma forma de se livrar dos cartões emitidos em parceria com a Varig. Nos últimos dias, os clientes com cartões de crédito Visa/Varig Smiles receberam um novo cartão, cuja adesão cancela automaticamente o antigo. O estoque de milhas do cartão antigo permanecem no Smiles, mas não podem ser transferidas para o novo cartão, batizado de Passaporte Platinum
O novo cartão permite acumular de 50% a 100% mais de milhas por cada dólar gasto e a troca por passagens de qualquer companhia aérea, nacional ou internacional. A parceria da Varig com o Unibanco está em vigor há 11 anos e está entre os cinco acordos do Smiles que mais gera receita para a companhia aérea.
O novo cartão do Unibanco foi criado semanas após a assinatura de uma parceria com a TAM. Na Varig, o lançamento do cartão Platinum e a forma como ele foi apresentado aos clientes foi considerada como uma grande "rasteira".