Título: Pesquisa indica presidente 11 pontos à frente de rivais
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2006, Nacional, p. A5
Depois de quase um mês de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a disputa presidencial continua estabilizada: pesquisa Datafolha divulgada ontem pela TV Globo mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para 50% (51% na consulta anterior, divulgada em 5 de setembro), mas ainda venceria a eleição presidencial no primeiro turno. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB) chegou agora aos 28% (27% no último levantamento) e a senadora Heloísa Helena (PSOL) não saiu dos 9% que já tivera na pesquisa anterior.
A folga que garante a vitória de Lula no primeiro turno teve uma ligeira queda: era de 13 pontos porcentuais na pesquisa anterior e agora ficou em 11 pontos, na margem de erro da pesquisa. Além dos 28% de Alckmin e dos 9% de Heloísa, os candidatos Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) pontuaram em 1%, o que perfaz 39% de todos os adversários contra os 50% conquistados por Lula. Os que afirmaram que votarão em branco ou nulo foram 4% e os indecisos, 6%.
Embora a pesquisa apontasse a vitória de Lula no primeiro turno, o Datafolha fez uma simulação de um hipotético segundo turno. Nela, Lula manteve os 55% que apresentara na pesquisa anterior e Alckmin oscilou 1 ponto para cima, chegando aos 38%. Na simulação de segundo turno, a diferença de Lula para Alckmin, que era de 18 pontos porcentuais, agora caiu para 17 pontos, variação que ocorreu dentro da margem de erro da pesquisa.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
A pesquisa Datafolha pediu aos eleitores que fizessem uma avaliação do desempenho do governo Lula. Nela, 46% disseram que o desempenho é 'ótimo/bom', com uma queda de 2 pontos porcentuais, sinalizando uma tendência de baixa, dentro da margem de erro da pesquisa; o 'regular' se manteve estável, em 35%; e os que acham que a performance do governo é 'péssima/ruim' continuam somando os mesmos 18%.
O Datafolha ouviu 3.817 eleitores brasileiros, em 217 municípios, e a pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos porcentuais.
Shopping Estadão