Título: Reeleição à vista em 14 Estados
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2006, Nacional, p. A14
A 15 dias das eleições, as pesquisas de intenção de voto do Ibope indicam que 17 dos 27 Estados devem decidir a escolha de seu governador já no primeiro turno. Os levantamentos mostram ainda que dos 20 governadores que tentam a reeleição 14 devem ter sucesso - oito deles podem ser reeleitos já no primeiro turno e seis levam a vitória no segundo turno. Apenas seis devem sair derrotados.
Dos governadores que buscam a reeleição, apenas Luiz Henrique (PMDB), de Santa Catarina, deixou o cargo para fazer campanha. Apesar de seu governo ter um dos piores índices de aprovação (44%), ele tem chances reais de vitória, com 40% das intenções de voto, contra 29% de Esperidião Amin (PP).
Entre os que buscam permanecer no cargo por mais quatro anos, mas tendem a levar cartão vermelho do eleitorado, estão Lúcio Alcântara (PSDB), do Ceará, e Wilma Faria (PSB), do Rio Grande do Norte. No caso do Ceará, oitavo maior colégio eleitoral (5,3 milhões), Alcântara perde até agora para Cid Gomes (PSB) - irmão do ex-ministro Ciro Gomes -, que tem 56% das intenções de voto contra seus 32%. Cid, com 61% dos votos válidos, seria eleito já no primeiro turno.
Entre os Estados com probabilidade de definição no primeiro turno estão os quatro maiores colégios eleitorais do País: São Paulo (28 milhões de eleitores), Minas (13 milhões), Rio de Janeiro (10 milhões) e Bahia (9 milhões).
Nos quatro, a oposição aparece como vitoriosa: o PSDB deve ficar à frente dos governos de São Paulo e Minas; o PFL lidera absoluto na Bahia. Apenas no Rio, a vitória deve ser do PMDB (partido que está dividido entre a oposição e a situação).
Em São Paulo, apesar de o atual governo ter a pior aprovação (23%) do eleitorado, segundo o Ibope, o cenário está praticamente consolidado numa vitória já no primeiro turno de José Serra (PSDB) - 47% do tucano, contra 23% de Aloizio Mercadante (PT). O maior vitorioso das eleições estaduais, porém, deve ser o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) - ele tem 70% das preferências e um governo aprovado por 81% dos eleitores.
O PT, que pode ter o presidente Lula reeleito no primeiro turno, deve manter inalterado seu poder nos Estados. Dos três governos petistas - Acre, Piauí e Mato Grosso do Sul -, as pesquisas indicam derrota em pelo menos um: Mato Grosso do Sul, onde Delcídio Amaral (PT) tem só 24%, contra 62% do candidato André Puccinelli (PMDB).
Em compensação, o PT deve vencer a disputa em Sergipe, com Marcelo Déda, que tem 48% das intenções de voto, contra 36% do atual governador, João Alves Filho (PFL). Juntos, os três Estados em que o PT ganharia hoje somam apenas 3% do eleitorado brasileiro.