Título: Cadiuéus desistem de ceder terras e assumem papel de produtores rurais
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2006, Nacional, p. A15

Depois de passar quase meio século administrando problemas surgidos com arrendamento de terras, os índios cadiuéus da Reserva Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, decidiram optar pela parceria. Começaram a testar o sistema há 10 anos, quando sete famílias foram selecionadas pela comunidade para um projeto piloto que agora será oficializado pela Funai.

Durante a experiência, os índios foram transformados em pequenos pecuaristas, legalizados perante instituições financeiras e sanitárias e preparados para competir no mercado. 'Queremos mostrar que o índio é trabalhador e sabe coisas', diz o presidente da associação comunitária, Ambrósio Silva.

A parceria é simples. Os cadiuéus cuidam do gado dos fazendeiros vizinhos e ficam com metade dos bezerros que nascerem em suas terras. Já os fazendeiros garantem a assistência técnica e fiscalizam o trabalho dos índios. Para o presidente da associação dos criadores de gado da região, Naudemir Xavier, é um bom negócio para os dois lados.

A reserva, na divisa com o Paraguai, tem 350 mil hectares. Foi doada aos cadiuéus pelo Império, como recompensa pela sua participação na Guerra do Paraguai.