Título: Brasil Alfabetizado tem avaliação sofisticada
Autor: Fernando Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2006, Nacional, p. A18

O programa Brasil Alfabetizado tem em curso o que é, provavelmente, o mais sofisticado, abrangente e ambicioso plano de avaliação de política pública jamais empreendido no Brasil. Este projeto, sobre coordenação do economista João Pedro Azevedo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), envolve uma rede de instituições, com destaque para o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Paulo Montenegro (IPM), braço social do Ibope.

Azevedo explica que a estratégia de avaliação consiste não só em medir detalhadamente os impactos do programa, mas também apontar onde estão as suas falhas e pontos fortes, de forma a modificar o Brasil Alfabetizado para que este venha a ter o maior impacto possível. 'O objetivo não é só avaliar, mas apontar caminhos para os gestores do Brasil Alfabetizado', resume o economista.

O plano de avaliação foi iniciado no fim de 2004. Por causa da sua ambição de tornar-se um referencial para a avaliação de políticas públicas no Brasil, o projeto avançou relativamente devagar, e a primeira bateria de resultados completos e detalhados está prevista para sair só no primeiro trimestre de 2007. Mas vários resultados parciais já indicaram importantes falhas no Brasil Alfabetizado.

Uma das partes mais sofisticadas do plano foi a elaboração pelo Ceale de um teste cognitivo específico para verificar o grau de alfabetização de jovens e adultos. Já reagindo à avaliação, toda a rede de parceiros e alfabetizadores do Brasil Alfabetizado, com milhares de nomes e respectivas coordenadas, foi disponibilizada ao público no site do programa (www.mec.gov.br/secad/sba).