Título: Heloísa se irrita e entrevista quase vira bate-boca
Autor: Roldão Arruda, Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2006, Nacional, p. A12
Irritada com a maior parte das perguntas e chamando friamente seus entrevistadores de 'senhor', 'senhora' ou 'jornalista', a candidata à Presidência da República pelo PSOL, Heloísa Helena, chegou perto de transformar a entrevista concedida ontem ao programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, em um verdadeiro bate-boca.
Questionada sobre surto inflacionário em seu eventual governo, garantiu ter 'absoluta certeza' de que isso - ou fuga de capitais - não ocorrerá, 'pois nunca na história do Brasil nem na história da humanidade isso aconteceu isoladamente em um país', mesmo com a indexação. 'Não vamos fazer terrorismo pela volta da inflação.'
A candidata afirmou que asseguraria a governabilidade sem precisar 'do balcão de negócios sujos' que disse ter se tornado o Congresso. 'A elaboração do orçamento é uma decisão unilateral da presidente, que ela pode compartilhar ou não com setores da sociedade. Então, governabilidade haverá.'
Heloísa também ficou muito irritada quando questionada sobre promessas a grandes produtores rurais. 'Não, não, não. Eu não sou mulher de dois discursos, jornalista. Não sou', reagiu.
O lançamento de seu programa de governo foi outro ponto abordado. Na entrevista, a candidata disse que não o lançou por falta de tempo para 'solenidades'. O texto do programa, redigido pelo cientista político César Benjamin, candidato a vice-presidente de Heloísa, ficou pronto há quase um mês. No entanto, não pôde ser divulgado por causa das divergências com o PSTU em relação à divida externa. Na opinião do partido coligado na chapa, o pagamento da dívida deve ser imediatamente suspenso, mas o texto só afirma que será feita uma auditoria em todas as contas.
Na semana passada, cansado de esperar pelo fim do debate, Benjamin divulgou o texto pela internet. Quem quiser ler pode acessar www.contrapontoeditora.com.br e procurar a lista de artigos assinados por ele.
Shopping Estadão