Título: Governo avalia empresas para comprar o controle
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2006, Economia, p. B3

O novo ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, disse ontem, durante conferência de imprensa, que o governo boliviano fará a avaliação e o encontro de contas para comprar o controle das empresas petrolíferas em atividade no país.

O mercado teme que a avaliação e o encontro de contas resulte numa depreciação dos ativos para a aquisição por um preço mínimo. O governo quer ter pelo menos 50% mais uma ação para controlar as companhias petrolíferas. Segundo ele, isso significará o cumprimento do que determina o Decreto de Nacionalização dos Hidrocarbonetos.

'Ratificamos que isso ocorrerá porque a decisão que tomamos há menos de 24 horas é que vamos fazer um processo de avaliação das empresas e a conciliação de contas, de tal maneira que a aquisição (dos ativos) expresse verdadeiramente a situação atual', afirmou.

O setor petrolífero acredita que as auditorias bolivianas poderão depreciar o valor das empresas, o que daria aos atuais controladores um valor inferior ao que valem os ativos.

Villegas afirmou que o governo vai agilizar a realização das auditorias, mas não irá esperar a conclusão dessas para dar seqüência às negociações com as companhias petroleiras.

O prazo definido pelo Decreto de Nacionalização, que estipulou 180 dias para a revisão dos contratos, termina no dia 27 de outubro deste ano.

Ontem, no primeiro dia à frente do ministério, Villegas teve um encontro com diretores da Andina.