Título: Protesto com queima de sapatos
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/09/2006, Economia, p. B4

Empresários e trabalhadores da indústria de calçados de Franca, no interior paulista, programaram para amanhã um protesto contra a falta de ações do governo que ajudem a manter a produção e os empregos no setor. Os manifestantes prometem queimar pares de sapatos em praça pública para demonstrar o descaso das autoridades com os calçadistas.

'O governo tem que tomar providências urgentes para evitar o fechamento de mais empresas e aumento nas demissões', diz o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca, Jorge Donatelli. Ele explica que a queima de calçados será simbólica.

As empresas pretendem doar mais de 5 mil pares de calçados para a Feira da Fraternidade, que os distribuirá a entidades carentes da região.

Só neste ano, a indústria de Franca já demitiu 10 mil trabalhadores. O setor emprega hoje 14,6 mil pessoas, ante 23 mil em 2004.Donatelli pretende entregar carta aos candidatos à Presidência da República reivindicando redução dos juros e impostos, entre outras medidas.