Título: PMDB leva pelo menos 9 Estados
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2006, Nacional, p. A24

Mesmo sem ter candidato próprio à Presidência da República, o PMDB será o grande vitorioso destas eleições. A uma semana do primeiro turno, o partido deve vencer a disputa em nove Estados - é a legenda com maior número de governadores no País - e ainda tem chances de virar o jogo no Tocantins e na Paraíba, segundo mostram as últimas pesquisas de intenção de voto do Ibope.

O partido espera ainda eleger as maiores bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados, tornando-se aliado indispensável para a governabilidade do País.

Se confirmados os resultados das pesquisas, o PMDB manterá o governo em importantes redutos eleitorais: o Rio de Janeiro, onde o senador Sérgio Cabral lidera a disputa com 42% das intenções de voto, e toda Região Sul do País - Rio Grande do Sul (Germano Rigotto, com 30%), Santa Catarina (Luiz Henrique da Silveira, com 49%) e Paraná (Roberto Requião, com 46%). E ainda deve avançar em Estados como Goiás, onde o candidato Maguito Vilela tem 44%, contra 23% do governador Alcides Rodrigues (PP), e Rio Grande do Norte, onde o senador Garibaldi Alves até agora está à frente da governadora Wilma de Faria (PSB), por 46% a 42%.

O fortalecimento político do PMDB também deve selar definitivamente a entrada do partido no governo. Líderes como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o senador Ney Suassuna (PB), os deputados Jader Barbalho (PA), Eunício Oliveira (CE) e Geddel Viera Lima (BA) e o candidato ao Senado em Minas Gerais, Newton Cardoso (MG), passarão a ser os principais intermediadores dessa coalizão, que é tão perigosa quanto necessária.

O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), - que é contra a aproximação com o governo Lula - defende a reunificação da legenda após as eleições e já fala em assumir o comando de ministérios com total liberdade de gestão. ¿Se (o PMDB) for para o governo, não pode ir como agregado, tem que ir como responsável por setores do governo.¿

O PSDB é o segundo partido que mais deve eleger governadores - serão seis ao todo, segundo as pesquisas. Entre eles os dois maiores colégios eleitorais do País, e já no primeiro turno: São Paulo, onde José Serra está com 48% das intenções de voto, e Minas Gerais, onde Aécio Neves chega a 70%.

CENÁRIO

Faltando uma semana para as eleições, o cenário das pesquisas mostra que em 17 dos 27 Estados o novo governador deve ser definido já no primeiro turno. Em outros 6 - Goiás, Alagoas, Pará, Paraíba, Piauí e Rio - há algumas chances de não haver segundo turno.

Numa eleição que deve ser marcada pelo continuísmo de governo, 14 governadores parecem ter garantido o segundo mandato. Entre eles, Aécio Neves, que é o mais bem colocado nas pesquisas, seguido por Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo, que tem 69%.

O PT do presidente Lula continua à frente em só três Estados: Acre (Binho Marques, 52%), Piauí (Wellington Dias, 50%) e Sergipe (Marcelo Déda, 48%).