Título: Arábia Saudita tenta confirmar versão de que Bin Laden morreu em agosto
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2006, Internacional, p. A29

Os serviços de inteligência da Arábia Saudita estão tentando confirmar uma informação de que Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al-Qaeda, morreu de tifo no Paquistão em agosto, revelou ontem o jornal francês L¿Est Republicain.

O jornal citou trechos do que descreveu como um documento confidencial da Direção Geral de Segurança Externa (DGSE), o serviço de inteligência da França, datado de 21 de setembro de 2006 e enviado ao presidente Jacques Chirac. Segundo a reprodução do documento, uma ¿fonte normalmente confiável¿ do serviço secreto saudita afirmou que esse organismo está ¿convencido¿ da morte de Bin Laden e iniciou uma investigação em busca de provas que a confirmem - como o local em que ele estaria enterrado.

¿Informações coletadas pelos sauditas indicam que o chefe da Al-Qaeda teria sofrido uma crise de tifo muito forte que provocou a paralisia parcial de seus membros inferiores quando ele se encontrava no Paquistão, em 23 de agosto de 2006¿, diz o relatório, segundo o jornal. O documento acrescenta que o isolamento geográfico de Bin Laden o impediu de buscar ajuda médica.

Em entrevista coletiva em Compiegne - onde participava de um encontro com a chefe de governo alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin -, Chirac afirmou que as informações contidas no documento divulgado pelo L¿Est Republicain não estão ¿de maneira nenhuma confirmadas¿. O presidente francês não contestou a existência do relatório. Ele se disse apenas ¿surpreso¿ com o vazamento de um documento do serviço secreto francês e pediu à ministra da Defesa, Michele Alliot-Marie, a abertura de uma investigação para apurar como ele foi parar na imprensa.

Tanto a CIA (agência de inteligência dos EUA) quanto o Departamento de Estado americano informaram não ter condições de confirmar as informações atribuídas ao DGSE. No Paquistão, um alto funcionário do serviço de espionagem do país, o ISI, disse, sob condição de anonimato, não possuir informações suficientes para confirmar o paradeiro do líder da Al-Qaeda ou se ele já morreu.

Nos últimos anos, diversos relatórios levantaram a suspeita de que Bin Laden poderia estar doente ou morto, mas nenhuma prova dessas versões foi apresentada. O último vídeo em que o líder da Al-Qaeda aparece foi divulgado pela TV Al-Jazira em 29 de outubro de 2004. Já sua última gravação em áudio foi posta na internet em 30 de junho. Nela, Bin Laden comentou a morte do líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, num ataque americano no início daquele mês. Na gravação, Bin Laden nomeou Abu Hamza al-Mujaher como sucessor de Zarqawi.