Título: Cada cirurgia custa ao governo R$ 52 mil
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2006, Vida&, p. A36

Praticamente todos os transplantes de fígado do País são realizados com verbas do Ministério da Saúde, sem custo nenhum para os pacientes. O governo repassa para os hospitais cerca de R$ 52 mil por cirurgia - é um dos raros itens de reembolso da tabela do SUS que não são criticados pelos gestores de saúde. Além disso, também são pagos com verba federal os gastos com os exames pré e pós-operatórios e com as drogas que evitam a rejeição do órgão transplantado.

A cirurgia de fígado é complexa. A começar pela obtenção do órgão. Um dos principais problemas apontados por especialistas é o fato de muitos médicos não estarem aptos a identificar logo a morte cerebral. Quanto mais tarde, menores são as chances de se aproveitar o fígado. Além disso, muitas vezes a família da pessoa que morreu não permite a retirada de órgãos. Também é possível que uma pessoa viva doe parte de seu fígado para um parente ou amigo doente. O comércio de órgãos é ilegal. A equipe de saúde precisa ser formada por dezenas de profissionais, incluindo vários médicos e enfermeiros, que precisam estar disponíveis durante as 24 horas do dia, pois um órgão a ser transplantado pode aparecer a qualquer momento. A cirurgia demora, em média, oito horas. E sempre existe o risco de o órgão ser rejeitado.

Até julho, a fila por um fígado no Brasil era organizada por ordem cronológica. Ou seja, os primeiros a chegar eram atendidos antes, independentemente da gravidade do caso. À beira da morte, diversos pacientes recorreram à Justiça e conseguiram furar a fila por ordem de juízes.

Diante da pressão da sociedade, o Ministério da Saúde mudou os critérios. Agora os pacientes entram na fila conforme a gravidade. Os mais doentes são os primeiros. Como o estado de saúde das pessoas varia, ninguém fica numa posição fixa na fila. Por isso, os exames precisam ser repetidos com certa freqüência. A idade também interfere. Os mais jovens ganham pontos que os deixam em melhor posição.

Shopping Estadão