Título: UE envia missão para investigar aftosa em SP
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2006, Economia, p. B8

A União Européia (UE) vai fazer mais uma inspeção no rebanho bovino do País por causa dos rumores sobre a ocorrência de febre aftosa no Estado de São Paulo. O porta-voz da Comissão Européia para temas de segurança do consumidor, Phillip Tod, revelou que uma missão de veterinários iniciará uma visita a São Paulo na segunda-feira.

Europeus e brasileiros estão travando uma verdadeira batalha diplomática em torno da saúde animal. Os países da UE prejudicados pelas exportações brasileiras querem aproveitar o que consideram condições insuficientes no setor fitossanitário nacional para pedir a imposição de barreiras.

A comissão tem pedido ao Brasil para explicar que medidas está tomando para evitar a proliferação da aftosa e de outras doenças. Os europeus mantêm barreiras à carne produzida em São Paulo, no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Em uma nota do dia 8 de setembro, o Ministério da Agricultura garantiu que 'não procede a informação de ocorrência de febre aftosa em propriedades rurais no Estado de São Paulo' e que apenas monitoramentos sorológicos estavam sendo conduzidos.

Amanhã, em Bruxelas, a situação no Brasil ainda será alvo de um debate entre os veterinários. A discussão incluirá uma avaliação do programa de resíduos do governo e a situação fitossanitária das exportações de peixes. Não estão descartadas novas medidas de controle dos produtos brasileiros ou até um novo embargo.