Título: Para Chauí, ética não foi atropelada
Autor: Vera Rosa, Vanice Cioccari
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2006, Nacional, p. A4

A filósofa Marilena Chauí e outros intelectuais que participaram de encontro anteontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva consideram que o governo ¿não fez concessões demais¿ no aspecto ético. Petista histórica, Marilena rompeu o silêncio e afirmou que o governo Lula teve ¿ação muito firme¿ contra a corrupção.

Os intelectuais elogiaram o encontro e fizeram questão de tocar em temas polêmicos como a ética. A cientista política Sônia Fleury criticou a pouca atenção dispensada à saúde no programa do PT, mas relevou ao ouvir o presidente dizer que a área é prioridade. Professora da Fundação Getúlio Vargas no Rio, Sônia Fleury disse que a conversa foi ¿franca e amistosa¿. O escritor Arthur Poerner classificou o encontro como ¿muito bom e representativo¿.

Para o rapper e escritor Férrez, a reunião foi ¿interessante¿. Morador da periferia de São Paulo, ele disse a Lula esperar que ¿o governo federal não seja omisso, como foi o governo paulista no caso do PCC¿ . Lula respondeu que também não entendia por que os presos ligados à facção não foram transferidos para o presídio federal de Catanduvas, mas que o ministro da Justiça (Márcio Thomaz Bastos) estava negociando isso.¿ Férrez também perguntou se haveria programa semelhante ao Primeiro Emprego para jovens em eventual segundo mandato. ¿Ele disse que seria feita reunião específica para falar sobre o assunto¿, relatou o rapper. ¿Acho que é muito importante por que os jovens nunca têm oportunidade de trabalho.¿

¿Com exceção da área da saúde, todas as manifestações foram de apoio e sugestões¿, sustentou Marilena, para quem Lula demonstrou ser um ¿estadista maduro¿. O escritor Ariano Suassuna minimizou as denúncias contra governistas: ¿Nós todos, brasileiros, não devemos nos perturbar pela cortina de fumaça desses escândalos, que existem, mas são muito menor do que dizem¿. Ainda no encontro, ele declarou Lula inocente, ¿um homem honrado¿.

Também participaram da reunião os escritores Luiz Felipe de Alencastro e Paulo Lins, a psicanalista Maria Rita Kehl, os economistas Paulo Nogueira Batista e João Sayad, a historiadora Vânia Santana, Frei Betto, Marcio Pochmann e o arquiteto Ruy Ohtake.

Shopping Estadão