Título: Bush tenta apagar a má imagem em New Orleans
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2006, Internacional, p. A14

O presidente dos EUA, George W. Bush, esteve ontem em New Orleans para homenagear os cerca de 1.500 mortos na passagem do furacão Katrina, há um ano, que arrasou a cidade e causou grandes danos também à imagem da administração republicana. Dirigindo-se à população de uma cidade à qual apenas 200 mil dos 450 mil habitantes retornaram após a tragédia, Bush tentou enfatizar o esforço do governo federal para reconstruir New Orleans. 'Esta grande cidade se erguerá de novo', discursou o presidente em meio a um serviço religioso na Catedral de St. Louis, que resistiu à passagem do Katrina.

O governo Bush recebeu duras críticas pela demora na resposta a uma catástrofe anunciada com antecedência por meteorologistas. 'O dinheiro está começando a ser liberado para que as pessoas possam reconstruir suas vidas', disse Bush na véspera, no Mississippi, outro Estado duramente afetado pelo furacão. 'Na Louisiana (onde fica New Orleans), a recuperação tem sido um pouco mais lenta', admitiu Bush.

Numa conversa informal na Casa de Panquecas Betsy, um dos locais mais tradicionais de New Orleans, Bush voltou a destacar o esforço de reconstrução da cidade. 'Minha mensagem para o povo daqui é que sabemos que ainda há muito a ser feito', afirmou. 'Esse é o começo de uma longa recuperação.

Estou maravilhado com a esperança que sinto aqui.' 'O governo federal foi lento? Sim, provavelmente. Todos os governos foram lentos, estadual e local? Sim. Mas eles responderam de forma muito, muito firme? Eu acho que sim', afirmou a primeira-dama Laura Bush.

ERNESTO A tempestade tropical Ernesto perdeu força ontem. Com isso, o Estado da Flórida levantou o alerta que havia decretado.