Título: Doença é a que mais mata portadores do vírus da aids
Autor: Cristina Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2006, Vida&, p. A16

A tuberculose é a principal causa de morte em quem tem aids - no Brasil e no mundo. Em princípio, qualquer pessoa que esteja imunodeprimida, ou seja, com a resistência mais baixa do que o normal, é mais suscetível a desenvolver a doença. Então é simples entender por que 10% dos pacientes de tuberculose também portam o HIV.

Tratar essa população é mais complicado do que o normal. A recuperação é mais lenta e a quantidade de remédios para controle de ambas as patologias sobrecarrega o fígado, o que reduz sua potência e eficiência. O tratamento, no fim, pode trazer ainda mais problemas.

Algumas novas drogas ainda estão em desenvolvimento. Seis delas estão em estágio avançado. Segundo Brad Tytel, da Aliança Global para o Desenvolvimento de Novas Drogas para a Tuberculose, um novo regime é esperado para 2014, caso os testes clínicos em curso sejam bemsucedidos.

Além disso, há algumas vacinas em pesquisa. Uma dela é brasileira, criada por Célio Lopes da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), e tem função terapêutica. Mas, como apresentou uma resposta animadora contra cânceres de cabeça e pescoço, seus testes clínicos com humanos têm sido focados no tratamento de tumores.