Título: Mísseis caem cada vez mais perto de Tel-Aviv
Autor: Eduardo Salgado
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2006, Internacional, p. A20

HADERA, ISRAEL - Dois mísseis de longo alcance do Hezbollah atingiram ontem pela primeira vez a cidade de Hadera, a 75 quilômetros da fronteira libanesa e a apenas 40 quilômetros de Tel-Aviv. Ninguém ficou ferido porque os projéteis caíram sobre áreas desabitadas. Um terceiro míssil atingiu uma região despovoada perto de Hadera. Esses disparos foram os de mais longo alcance nos 24 dias do conflito.

No início do dia, foguetes lançados contra cidades do norte mataram 3 israelenses e feriram 29. No total, o grupo disparou mais de 200 foguetes do tipo Katiusha, de pouco alcance. Morreram até agora 74 israelenses (44 soldados e 30 civis).

Na quinta-feira, o líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, afirmou na TV do grupo, a Al-Manar, que se Israel continuasse bombardeando Beirute sua milícia iria lançar mísseis em Tel-Aviv. Ontem a emissora informou que o projétil que caiu em Hadera era do tipo Khaibar-1 (de fabricação síria).

Pela primeira vez um funcionário iraniano admitiu que o Irã entregou ao Hezbollah mísseis de longo alcance do tipo Zelzal-2. Tanto o Khaibar como o Zelzal podem ter carga de até 500 quilos e alcance de 200 quilômetros. De acordo com o diário israelense Haaretz, Mohtashami Pur, ex-embaixador iraniano no Líbano e atual secretário geral de uma entidade pró-palestinos, falou a um jornal do Irã sobre o suprimento dos projéteis e afirmou que ¿o Irã apóia seu uso na defesa do Líbano¿.

Autoridades israelenses acham que o Hezbollah tenha cerca de 13 mil projéteis, na maioria foguetes de curto alcance do tipo Katiusha, projetados originalmente na Rússia. Nasrallah disse no ano passado que o grupo tem 12 mil foguetes. Segundo um oficial israelense, os bombardeios de Israel já teriam destruído dois terços das baterias de mísseis tipo Zelzal-2.

MÍSSIL ANTITANQUE

Peritos em armas e estratégia militar dizem que talvez as mais sofisticadas armas do Hezbollah sejam os mísseis antitanque usados nos combates contra Israel, que tenta controlar a região entre a fronteira e o Rio Litani, num total de quase 30 quilômetros de extensão.

Militares israelenses confirmaram ontem que o Hezbollah disparou mísseis antitanque Metis-M, de fabricação russa, e possui outros modelos europeus. Em apenas dois dias desta semana essas armas mataram sete soldados e danificaram três tanques Merkava, símbolos do poderio militar de Israel. Segundo a mídia local, a maioria dos 44 soldados mortos foi atingida por esses projéteis. Ontem morreram 2 soldados e um oficial israelense.