Título: 'Ele volta logo', afirma ministro da saúde
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2006, Internacional, p. A24
O líder cubano, Fidel Castro, recupera-se satisfatoriamente da cirurgia a que foi submetido para estancar uma hemorragia intestinal, segundo o ministro da Saúde de Cuba e ideólogo do regime castrista, José Ramón Balaguer. "Sabemos que o comandante Fidel se recuperará em breve e estará de volta logo", disse Balaguer, numa entrevista a uma emissora de rádio guatemalteca, em meio à cerimônia de inauguração de um centro médico em Alta Verapaz, a 270 quilômetros da Cidade da Guatemala, cujo equipamento foi doado pelo governo cubano.
"Desde os lugares mais distantes do mundo, temos recebido mensagens de apoio à recuperação de nosso comandante", acrescentou o ministro. Balaguer, entretanto, não deu mais detalhes sobre a situação do líder.
Desde terça-feira, os meios de comunicação de Cuba não divulgam notícias sobre o estado de saúde de Fidel - classificadas por ele mesmo como "segredo de Estado".
O presidente da Assembléia Nacional, Ricardo Alarcón, disse no começo da semana ter se reunido com Fidel depois da cirurgia e assegurou que ele se recupera bem. Na quarta-feira, em Miami, uma irmã de Fidel, Juanita Castro - que deixou a ilha em 1964 - disse ter recebido informações de que ele havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva.
Fontes médicas têm explicado que a hemorragia intestinal de Fidel pode ter sido causada por uma diverticulite, alguma deficiência vascular ou até por um tumor canceroso.
Segundo um comunicado assinado pelo próprio Fidel, que completa 80 anos no dia 13, o sangramento foi provocado pelo stress resultante da viagem que fez a Córdoba, na Argentina, no dia 21, e da visita ao interior de Cuba durante as celebrações da data nacional do país, em 26 de julho. Não há nenhuma informação oficial sobre onde ou quando, exatamente, foi realizada a cirurgia.