Título: Futuro no Senado está ameaçado
Autor: VANNILDO MENDES, FAUSTO MACEDO E SÉRGIO GOBETTI
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2006, Nacional, p. A7

A participação do ex-assessor Hamilton Lacerda na operação financeira do dossiê Vedoin poderá ter implicações drásticas para o futuro do mandato do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). É o que sugerem análises jurídicas que circulam desde ontem entre as lideranças do PSDB e do PFL.

Segundo essas análises, por ser o responsável direto por tudo que ocorre na campanha, o candidato detentor de mandato se sujeita à perda dele por crime eleitoral e quebra de decoro parlamentar, com pena de perda dos direitos políticos que pode chegar a 12 anos no caso de Mercadante.

O rigor da Justiça Eleitoral nesses casos foi demonstrado no início deste ano com a cassação do senador João Capiberibe (PSB-AP) sob a acusação de ter comprado um voto por R$ 23 na campanha de 2002.

A situação do senador agravou-se com a descoberta, pela Polícia Federal, de que Lacerda teria reunido o R$ 1,75 milhão para comprar o dossiê. O vereador e ex-presidente do PSDB José Aníbal (SP) disse ser praticamente certo que PSDB e PFL representarão contra o senador no Tribunal Superior Eleitoral.