Título: Mantega diz que BC é conservador e insiste nos 4%
Autor: Renata Veríssimo, , Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2006, Economia, p. B3

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, insistiu ontem na projeção de crescimento de 4% da economia este ano. 'A economia está em crescimento e o investimento está puxando esse crescimento. Estes são os fatores relevantes que eu vejo neste momento na economia brasileira', afirmou o ministro. Ele também analisou que o Relatório de Inflação do Banco Central (BC)indicou que há espaço para a continuidade da queda nos juros.

'Estamos com o IPCA abaixo da meta de inflação e um crescimento menor do que aquele que o próprio BC projetava. Portanto, há um espaço para que haja uma continuação da redução de taxas de juros', disse em rápida entrevista para comentar a revisão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pelo BC, de 4% para 3,5% este ano.

No final da manhã, Mantega havia se mostrado surpreso com a nova projeção do BC. 'Preciso examinar esse relatório. Foi uma novidade para mim. Até recentemente, eles (BC) continuavam dizendo que, com a curva de juros que eles fizeram, permitiria uma curva de crescimento de 4%', disse o ministro, poucas horas depois da divulgação do relatório.

Mais tarde, Mantega chamou os jornalistas para uma rápida entrevista na qual atribuiu a queda na projeção de crescimento do PIB à prudência do Banco Central. 'É natural que o BC seja um pouco mais conservador. Isso aparece em várias projeções que ele faz. É uma prudência que ele tem de modo a errar para menos e não errar para mais.'

O ministro argumentou que todas as revisões para baixo das estimativas de crescimento econômico estão considerando o resultado do segundo trimestre, mais fraco do que era esperado. 'Mas eu estou olhando adiante, estou olhando para o terceiro trimestre', disse. 'Vamos deixar consolidar o terceiro trimestre para que a gente possa fazer uma previsão para o fim do ano mais sólida', acrescentou, deixando em aberto a possibilidade de o governo rever sua estimativa. A previsão anterior era de 4,5% e foi rebaixada no início desta semana.

Para ele, há sinais de que a economia está em aceleração no segundo semestre do ano, puxada pelo aumento dos investimentos. Ele citou a elevação nesse indicador em relação ao PIB, apurada pelo IBGE no segundo trimestre, que foi de 20,1%.

FRASES

Guido Mantega Ministro da Fazenda

'A economia está em crescimento e o investimento está puxando esse crescimento. Estes são os fatores relevantes que eu vejo neste momento na economia brasileira'

'É natural que o BC seja um pouco conservador. É uma prudência que ele tem de modo a errar para menos e não errar para mais'