Título: Pimentel e Delfim desconversam
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2006, Nacional, p. A4
Corre solta a especulação em torno da formação da equipe do eventual segundo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Nos dois últimos dias, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se com os principais cotados a substituí-lo, caso Lula vença as eleições e decida mudar o comando da economia. São eles o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e o deputado Delfim Netto (PMDB-SP). Ambos trataram de elogiar o ministro e negar que estejam concorrendo ao cargo.
Pimentel esteve ontem no Ministério da Fazenda, oficialmente, para tratar de pendências da prefeitura com o secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall. 'Aproveitei e subi para o gabinete do ministro', explicou. Questionado se teria ido conhecer a sala de Mantega para alguma eventualidade futura, sorriu: 'Isso é uma provocação'. Mantendo a informalidade, o ministro comentou que ambos são amigos há muitos anos e estavam saindo juntos para almoçar. 'A única divergência é quem pagará a conta, sabe mineiro como é', brincou Mantega.
O prefeito classificou de 'especulação' os rumores que iria para a Fazenda. 'Se me fosse pedida alguma recomendação,eu sugeriria que Lula mantivesse o ministro Guido Mantega, um excelente ministro'. Mantega reagiu: 'Depois dessa, vou ter de pagar o almoço.' Na véspera, em São Paulo, Mantega conversou durante uma hora com Delfim Netto. Na saída, este despistou: 'Vim aqui visitar um amigo. Tomei um café delicioso.'