Título: Lula bate Alckmin por 62% a 38% no Ibope
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2006, Nacional, p. A6

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 24 pontos porcentuais de vantagem sobre o adversário Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Globo. Lula tem 62% e Alckmin, 38% dos votos válidos. Se for mantida a taxa de abstenção, votos em branco e nulos do primeiro turno, essa diferença deverá corresponder a, mais ou menos, 23 milhões de votos.

Quatro anos depois, o petista pode repetir a vantagem que conseguiu, em 2002, contra outro adversário: naquela eleição, quase ganhou no primeiro turno, foi para o segundo e venceu José Serra (PSDB) por 61,2% a 38,7%. Agora, depois de quase vencer no primeiro turno e, na última hora, ser obrigado a disputar o segundo, Lula ostenta vantagem quase idêntica, comparando os números das pesquisas de agora com o resultado das urnas de 2002.

Na contagem dos votos totalizados, Lula tem agora 58% e Alckmin caiu para 35%; 3% dos eleitores afirmam que vão votar em branco ou nulo e 4% se dizem indecisos. O Ibope também perguntou aos eleitores se seus votos estão consolidados: 86% deles disseram que a escolha é definitiva e não mudarão de candidato até domingo; 12% afirmaram que suas decisões não são firmes e podem mudar de candidato até a hora de votar.

Na verdade, os números anunciados ontem pelo Ibope mostraram que há estabilidade entre os dois candidatos desde a pesquisa anterior, divulgada no dia 21 de outubro. Naquele levantamento, Lula tinha os mesmos 62% dos votos válidos e Alckmin, os mesmos 38%. As pequenas oscilações detectadas pelo cálculo dos votos totalizados estão dentro da margem de erro.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 202 municípios, nos dias 24 e 25 de outubro, com margem de erro de 2 pontos porcentuais.

OUTRAS PESQUISAS

Duas outras pesquisas divulgadas ontem apontam frente semelhante para Lula, o que parece antecipar uma definição da eleição de domingo. Levantamento do Vox Populi veiculado pela revista Carta Capital indicou uma frente de 22 pontos porcentuais para Lula, que atingiu os 61%, contra 39% do tucano, na contagem de votos válidos.

No cálculo dos votos totalizados, o petista registrou 57% das intenções de voto, contra 37% do tucano, porcentuais idênticos aos que eles tinham alcançado em 19 de outubro. O instituto Vox Populi ouviu 2.000 eleitores, em 121 municípios, nos dias 23 e 24, com margem de erro de 2 pontos porcentuais.

Outro levantamento, a tradicional pesquisa CNT/Sensus mostrou uma diferença um pouco mais elástica - 26,4 pontos porcentuais a favor de Lula, o que vem sendo uma marca das pesquisas Sensus. Essa foi a maior diferença anotada nos levantamentos feitos para o segundo turno.

Os números dessa pesquisa indicam Lula com 63,2% e Alckmin com 36,8%. Na contagem de votos totalizados, Lula tem agora 57,5% das intenções de voto e Alckmin, 33,5%. O Sensus ouviu 2.000 eleitores, em 195 municípios, entre os dias 23 e 25, com margem de erro de 2 pontos porcentuais.