Título: Tucano quer reforma política em 2007
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2006, Nacional, p. A9

Para o candidato Geraldo Alckmin o Brasil 'precisa logo de reforma política, tributária, e de completar a da Previdência'. Se eleito, prometeu mandar seu projeto de reforma política ao Congresso já em janeiro. 'Não acredito que o Lula teve quatro anos e não fez as reformas', disse ele. 'Só aumentou impostos. E sobre água e esgoto! A Sabesp pagava R$ 180 milhões de impostos para o governo federal, hoje paga R$ 420 milhões.' A seguir, outros trechos importantes da entrevista.

PCC É óbvio que foi por motivos políticos (o ataque de maio em São Paulo). Qual o sentido de seqüestrar um jornalista para divulgar um dossiê? E isso de atirar em bombeiro? O fato é que, no Brasil, o crime está migrando para a política.

REELEIÇÃO Acho melhor que não tenha reeleição. O problema é que ela não tem regras. Acho que, ou regulamenta ou acaba. Eu sou por acabar.

ESPERA Se o Lula for reeleito, perderemos quatro anos. Vamos esperar até 2010 para o País voltar a crescer.

CORTES Na questão fiscal, ele (Lula) acha que não tem o que cortar, eu acho que tem. Não defendo o câmbio fixo? Não, tem que flutuar. Hoje temos uma política fiscal ruim, que gasta muito e gasta mal.

RENEGOCIAÇÃO A referência à renegociação (das dívidas dos Estados, promessa feita pelo presidente Lula anteontem em Porto Alegre) foi para o caso do Rio Grande do Sul, que foi a grande vítima da política do PT. É um Estado exportador, tem manufaturas, e não consegue vender.

DÉFICIT ZERO A minha meta, em política fiscal, é atingir o déficit zero. Hoje se diz que tem superávit, mas é sem contar a despesa que se tem com juro.

CARGA TRIBUTÁRIA A carga tributária era de 35%. O Lula conseguiu aumentar. Ontem (quarta-feira) o Guido Mantega (ministro da Fazenda) reconheceu isso.

INCOERÊNCIA O PT é incoerente no tempo e no espaço. No tempo, porque criticou a reforma da Previdência no governo Fernando Henrique e no poder a apoiou. No espaço, porque apoiou em Brasília, mas continuou contra ela em São Paulo.

ERROS DE CAMPANHA Erros como? Eu não ganhei só em São Paulo. Ganhei no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, em São Paulo com mais de 4 milhões de votos, em Goiás, entre outros. E tive o recorde de votação lá no extremo Norte, em Roraima.

ABORTO Sou contra. Mas sou favorável ao planejamento familiar.

HOMOSSEXUAIS Não é casamento, é um contrato. Não vejo problema.

IMPUNIDADE No caso Celso Daniel, foram presos os que o mataram. Fomos ao Poder Judiciário, fizemos o acompanhamento. No caso do dossiê, trata-se de crime eleitoral, é atribuição da Polícia Federal.

PRISÕES Hoje não tem um preso em delegacia em São Paulo. A meta é zerar.

ESPORTE O esporte tem papel fundamental para saúde. No governo do Estado, as crianças (das escolas públicas) estudavam menos de 4 horas, passamos para 5 horas. Minha proposta é ir passo a passo, nenhuma escola com menos de 5 horas de aula. E nesse horário estão incluídos cultura e esporte.