Título: Justiça quer tropa federal no RN
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2006, Nacional, p. A17

A acirrada disputa pelo governo do Rio Grande do Norte entre o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), que tenta a reeleição, levou a Justiça Eleitoral a solicitar tropas federais para a eleição de domingo em 41 dos 167 municípios do Estado.

Até o fim da tarde de ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia aprovado as tropas nas ruas de 18 cidades e avaliava a situação de outras 17 localidades.

Além do Rio Grande do Norte, o TSE determinou até ontem que os Estados do Amazonas (16 municípios) e da Paraíba (um município) receberiam as tropas do Exército para garantir o bom andamento das eleições. Paraíba (54 cidades), Piauí (11) e Tocantins (2) também solicitaram a intervenção, mas os pedidos ainda não foram julgados.

No primeiro turno, 142 municípios receberam reforço federal, totalizando 9 Estados. No Rio Grande do Norte, mesmo com a disputa pelo Legislativo, apenas 10 cidades tiveram intervenção.

Com 8 pontos porcentuais atrás de Garibaldi nas pesquisas em agosto, Wilma surpreendeu o adversário nas urnas e o venceu por estreita margem de votos, 15.013 no total (1% a mais).

O primeiro turno relativamente tranqüilo deu lugar a uma disputa agora muito mais acirrada, com intensa troca de acusações e agressões entre os partidários dos dois candidatos.

Até a Polícia Federal teve de intervir nas campanhas de rua, destacando agentes da inteligência para fiscalizar as condutas dos candidatos.

A assessoria do Exército do Rio Grande do Norte afirmou que tem efetivo para as 18 cidades já definidas, mas pode precisar de mais homens se o TSE aceitar outros pedidos de intervenção.