Título: 'Nunca vi cenário tão favorável antes de eleição'
Autor: Adriana Fernandes, Gustavo Freire
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2006, Economia, p. B4

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou que a ata do Conselho de Política Monetária (Copom) sinaliza que há espaço para novas reduções da taxa básica de juros, a Selic. Assim como analistas de mercado, ele disse que está 'muito otimista' com a possibilidade de o Copom promover uma queda de 0,50 ponto porcentual na próxima reunião, no fim de novembro.

'A ata está dizendo que a inflação está sob controle em 2006, em 2007 e a longo prazo. Essa é a boa notícia. Precisamos de uma inflação estável, de longo prazo, porque isso nos permite fazer uma política monetária mais flexível, que vai garantir um crescimento econômico mais sólido', afirmou.

Para Mantega, o quadro econômico brasileiro é 'a equação ideal' para qualquer que seja o candidato vitorioso na eleição para presidente da República. Ele lembrou que o risco país se encontra no seu nível mais baixo e que os juros continuam caindo. 'Nunca vi um cenário tão favorável na reta final de uma eleição. Como ministro da Fazenda, fico satisfeito que o País tenha conseguido esse patamar de estabilidade e tranqüilidade econômica. Você testa essa situação em momentos de estresse e nervosismo, e a eleição presidencial é um momento de nervosismo um pouquinho maior.'