Título: Resultado pode ser anunciado após 23 horas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2006, Especial, p. H2
A expectativa dos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que o vencedor da disputa pela Presidência da República seja anunciado pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, logo após as 23 horas de hoje. A apuração deverá ser mais ágil do que no 1º turno, pois o número de candidatos é menor. Os resultados parciais da corrida presidencial devem ser divulgados a partir das 19 horas.
Cerca de 126 milhões de eleitores em todo o Brasil vão às urnas para eleger o presidente da República, e governadores em dez Estados. As seções eleitorais funcionarão das 8 horas às 17 horas, e não serão tolerados atrasos. Portanto, não deixe para votar na última hora.
É preciso levar o título de eleitor ou documento com foto, como RG ou carteira de motorista. A cola, com o nome e número do candidato escolhido pelo eleitor, é permitida para ajudar na hora de votar na urna eletrônica. Pedir esclarecimentos ao mesário da seção eleitoral é permitido, mas ele não pode dar opinião sobre os candidatos, nem acompanhar o eleitor à cabine de votação.
Quem não for votar deve justificar também entre h e 17 horas. Não há desculpas para não fazê-lo, pois pode ser feito em qualquer seção eleitoral e até mesmo pela internet (veja informações nesta página).
Segundo o TSE, o eleitor pode usar hoje camiseta, bonés, broches ou adesivos do candidato, desde que a manifestação seja 'individual e silenciosa'. Não se pode usar o celular dentro da seção eleitoral e, por isso, os aparelhos devem estar desligados. O tribunal recomenda 'bom senso' na escolha da roupa usada na hora do voto.
Em São Paulo, a Lei Seca vigora das 8 às 17 horas.