Título: Lula agradece 'sabedoria' do povo e faz um apelo à governabilidade
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2006, Especial, p. H4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou ontem o 'desespero político' de seus adversários e agradeceu a 'sabedoria' demonstrada pelo povo brasileiro na corrida presidencial. Na véspera do segundo turno, ele disse que os tucanos encontraram um 'laranja podre' para fazer o 'trabalho sujo' nesta reta final da campanha. Era uma referência ao fato de uma dirigente do PSDB de Pouso Alegre (MG) estar envolvida na divulgação de depoimento falso contra Hamilton Lacerda, suspeito de ter levado o R$ 1,75 milhão para os petistas comprarem o dossiê Vedoin, que traria acusações contra tucanos.

'Nós vimos o que é possível fazer o desespero político', disse o presidente, que participou de uma caminhada em São Bernardo do Campo, seu berço político. 'Nós vimos uma pessoa do PSDB de Minas Gerais arrumar um laranja podre que fez o trabalho sujo e que foi desvendado em poucas horas, porque mentira tem perna curta.'

Lula acrescentou que nunca foi o interessado no episódio do dossiê Vedoin e que, desde o início, buscou saber quem foi o responsável pelo esquema. 'Alguém arquitetou esse projeto', disse o presidente.

Apesar de criticar os adversários, Lula fez um apelo à governabilidade, caso se concretize sua reeleição. 'Eu acho que a sociedade brasileira clama por isso. Acho que os partidos políticos entendem que tem hora de brigar e tem hora de a gente votar e administrar o País', declarou, dizendo ser um 'homem de paz'. 'Não consigo sucumbir as minhas divergências de disputa eleitoral com a governabilidade. Ou seja, acabou a disputa eleitoral. Quem ganhar governa este País. Esta é a consagração da democracia.'

Segundo Lula, a escolha de São Bernardo para a última campanha de rua reflete a importância que a cidade tem para ele tanto do ponto de vista pessoal - foi onde conheceu sua esposa e nasceram seus filhos - quanto do ponto de vista político, uma vez que foi no município que adquiriu a formação que tem hoje.

Aclamado pela militância que se aglomerou no local da caminhada para vê-lo passar, Lula voltou a agradecer a Deus pela realização do segundo turno da corrida presidencial. Para o petista, o povo brasileiro demonstrou que compreende o que acontece no País e tem consciência do que precisa ser feito daqui em diante. Lula disse ainda que, apesar da tentativa de alguns, o povo demonstrou que tem vontade própria.

'Muita gente, durante muito tempo, achou que poderia manipular a consciência do povo brasileiro. E o povo brasileiro disse em alto e bom som: 'Sou dono do meu nariz,consigo entender o que está acontecendo no Brasil e não vou acreditar nas mentiras que estão sendo contadas.'' Questionado sobre o debate de anteontem à noite na TV Globo, afirmou apenas que não é esse tipo de confronto que garante a vitória ou a derrota. 'É um processo', finalizou.

Para um eventual segundo mandato, Lula disse que quer um País mais democrático, com desenvolvimento econômico, distribuição de renda, educação de qualidade, emprego e crédito para a população.