Título: Confiança do empresário tem leve melhora, diz CNI
Autor: Paula Puliti
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2006, Economia, p. B4
Aumentou moderadamente o otimismo entre empresários industriais, aponta pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atingiu 55 pontos, ante os 52,9 pontos registrados na pesquisa anterior, realizada em julho. O Icei é uma escala de 0 a 100, na qual números acima de 50 indicam otimismo e abaixo de 50, pessimismo. É calculado com base num questionário que busca captar a sensação do empresário sobre a situação atual da economia e a perspectiva para os próximos seis meses.
O índice aumentou basicamente por causa das pequenas e microempresas, que só em outubro começaram a sentir os efeitos do crescimento econômico modesto de 2006. Até meados do ano, só as grandes indústrias percebiam os efeitos do aquecimento econômico. Assim, o índice de confiança das pequenas e médias empresas subiu de 50,6 em julho para 53,2 em outubro, enquanto entre as grandes houve pequena variação: de 57,6 para 58,4.
'Mas o índice continua baixo', ressaltou o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato Fonseca. 'Historicamente o Icei costuma passar dos 60 pontos.' Em outubro de 2004, por exemplo, o índice estava em 63,8. O que os números mostram é um empresário que não confia numa recuperação forte da economia e, portanto, não vai aumentar suas compras ou seus investimentos por enquanto.