Título: Evo vai usar auditorias para pressionar petroleiras
Autor: Beatriz Abreu, , Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2006, Economia, p. B5

O presidente da Bolívia, Evo Morales, já tem uma nova carta na manga para endurecer o discurso nas negociações com as companhias petrolíferas.

Segundo o ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, as 49 auditorias feitas nas empresas, a pedido do governo, detectaram que várias companhias superestimaram seus investimentos em exploração e venderam gás boliviano a preços mais baixos para suas subsidiárias em outros países, obtendo assim lucros 'milionários'.

De acordo com a Agência Boliviana de Informações, as auditorias encontraram diferenças substanciais no custo da perfuração de poços que vão desde US$ 20 milhões até US$ 40 milhões por poço.

Sem mencionar diretamente a Petrobrás e a Repsol, Villegas afirmou que algumas companhias venderam gás natural boliviano ao Brasil e à Argentina abaixo dos preços estabelecidos nos respectivos contratos porque a Lei de Hidrocarbonetos de (Gonzalo) Sánchez de Lozada, adotada no governo do ex-presidente, concedia às empresas liberdade para fixar preços, encontrar mercados e definir políticas.