Título: Lula bate Alckmin por 57% a 43% dos votos válidos, indica Ibope
Autor: Guilherme Scarance
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2006, Nacional, p. A4

A primeira pesquisa do Ibope sobre o segundo turno presidencial, divulgada ontem à noite pela TV Globo, indica vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista aparece com 57% dos votos válidos (excluindo-se nulos, em branco e indecisos) e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 43%.

Na pesquisa estimulada, Lula obteve 52% e o presidenciável tucano, 40%. O Ibope indica ainda 4% de indecisos e outros 4% que vão votar em branco ou nulo. Foram ouvidos 3.010 eleitores, em 199 cidades, desde terça-feira. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

O Ibope também aferiu qual é a avaliação que os eleitores fazem do governo. Para 45% dos entrevistados (eram 44% no dia 27 de setembro), ele é bom ou ótimo. Outros 33% (35% na anterior) consideram a gestão petista regular e 20% (21% antes), péssima.

TENDÊNCIA

A pesquisa Ibope confirma a última sondagem de segundo turno do instituto Datafolha, divulgada anteontem. No levantamento, o presidente oscilou um ponto e atingiu 51% das intenções de voto, enquanto o tucano caiu de 43% para 40%. Se levados em conta apenas os votos válidos, o placar no Datafolha é de 56% a 44% em favor de Lula. Foram ouvidos 2.868 eleitores, em 194 municípios, com margem de erro de 2 pontos porcentuais.

Na véspera do primeiro turno, no dia 30 de setembro, uma simulação de segundo turno do instituto apontava vantagem menor de Lula: 5 pontos. A diferença havia subido para 8 pontos, na pesquisa do dia 6, e agora atingiu 11 pontos.

Sem ver a subida de Alckmin sonhada pelos tucanos, o coordenador do programa de governo do PSDB, João Carlos Meireles, comentou na quarta-feira que o candidato precisaria de mais exposição na TV e no rádio para voltar a crescer. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, acha que Lula pode ter recuperado votos perdidos no auge da crise do dossiê Vedoin.

Shopping Estadão