Título: Celebração em Aparecida atrai 155 mil católicos
Autor: Simone Menocchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2006, Vida&, p. A16

A festa da Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, recebeu 155 mil pessoas ontem, em Aparecida, no Vale do Paraíba - 10 mil a mais que no ano passado. Às 7 horas, o pátio já estava lotado de fiéis que chegavam de vários pontos do País para rezar e ver a imagem original de Nossa Senhora, achada no Rio Paraíba do Sul em 1717.

A maioria dos fiéis cumpria um ritual: assistia à missa, seguia para ver a imagem original, acendia uma vela e depois andava pela passarela. Comprar velas, terços e imagens também estava na programação dos devotos.

Como faz há 30 anos, a aposentada Maria Antonieta de Paula, de 75 anos, estava na primeira fila da multidão de fiéis, que tentava assistir à missa solene, das 10 horas, celebrada pelo arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis. 'Estou aqui para agradecer a vida, toda proteção que tenho recebido.' Carregando a bandeira do Brasil, Maria saiu de Osasco na noite anterior e chegou cedo ao santuário para assistir à primeira missa, às 5h30.

A mesma fé e disposição moveu um grupo de 26 pessoas da comunidade quilombola de Campo Grande (MS). 'Viajamos mais de 20 horas para estar aqui, agradecendo os milagres que Nossa Senhora tem feito em nossa vida', disse uma das coordenadoras, Mara Martins Anunciação, de 28 anos. A comunidade foi reconhecida pelo governo federal há apenas três meses e ainda luta para sobreviver.

Na sala dos milagres, a manicure Gláucia de Oliveira Lima, de 31 anos, segurava um busto de cera. 'Essa cabeça representa a recuperação de meu filho, que tinha hidrocefalia e hoje é saudável.'

Para ver a imagem original, as pessoas enfrentavam uma fila desorganizada, por mais de uma hora. 'Vir a Aparecida e não ver a santa é como não ter vindo', afirmou a aposentada Maria Aparecida de Carvalho, de Itajubá (MG). Com duas velas de 1,65 metro nas mãos, a dona de casa Clara Almeida da Silva, de 68 anos, enfrentava o cansaço para rezar no meio da multidão. 'Tenho duas pontes de safena e mais de 70 pontos no corpo. Mas não me incomodo.'

O momento mais esperado ocorreu quando três pescadores carregaram a imagem da santa até o centro da igreja. A dupla sertaneja Gian e Giovani cantou as músicas da missa solene.

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin e o senador eleito Eduardo Suplicy (PT) também participaram. Mas ao contrário de outros anos, Alckmin não fez a primeira leitura da liturgia. 'Por ser candidato, preferimos que ele não fizesse,' explicou d. Damasceno.

NA CAPITAL

Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada de barco pelo Rio Tietê, da Ponte das Bandeiras até a do Piqueri, na zona norte da capital. Após missa campal, mais de 3 mil pessoas seguiram carreata que terminou na Igreja São Luís Gonzaga, em Pirituba. COLABOROU CAMILLA HADDAD