Título: Personagem misterioso surge na trama do dossiê
Autor: Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2006, Nacional, p. A9

Surgiu um novo personagem na trama do dossiê Vedoin. A Polícia Federal o identificou no cruzamento de ligações telefônicas realizadas e recebidas pelos quadros do PT sob investigação. O delegado Daniel Lorenz, chefe da PF em Mato Grosso, não revelou o nome do alvo. Limitou-se a dizer que ¿é pessoa conhecida, de destaque, e isso chamou a atenção da PF¿. Não disse nem se é político ou empresário. ¿É alguém muito conhecido nacionalmente.¿

Segundo a PF, num momento próximo à prisão de Gedimar Passos e Valdebran Padilha com a bolada de R$ 1,75 milhão, esse personagem foi procurado por um dos petistas envolvidos na farsa. A ligação caiu em uma linha fixa da pessoa cuja identidade a PF preserva. O rastreamento mostra que ela retornou o contato em seguida.

O flagrante do dinheiro do PT ocorreu em 15 de setembro.

Lorenz não divulgou o nome porque trabalha com a hipótese de que essa pessoa pode não ter envolvimento com a arrecadação do dinheiro que seria usado pelo PT para comprar o dossiê.

O delegado lembrou que o novo número foi encontrado em um extrato telefônico, não por meio de escuta. A inteligência da PF analisa ligações de 800 linhas telefônicas, fixas e móveis, de 15 de agosto a 15 de setembro. Examina também operações bancárias e de câmbio.

Usuários e proprietários dessas linhas mantiveram contato naquele período com o grupo de petistas sob suspeita ¿ Freud Godoy, Hamilton Lacerda, Expedito Veloso, Osvaldo Bargas, Jorge Lorenzetti, Gedimar e Valdebran.

Lorenz disse ontem que ¿houve avanço significativo¿ na apuração com relação à origem e os sacadores dos US$ 248,8 mil apreendidos com Gedimar e Valdebran. Ele também informou que o monitoramento telefônico revela a ação de laranjas e a descoberta de operações paralelas que podem ser enquadradas criminalmente.