Título: Otimismo do consumidor é recorde, diz CNI
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2006, Economia, p. B1
Os consumidores brasileiros demonstram um otimismo 'sem precedentes' em relação à economia. A avaliação foi captada por pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que serve para formar o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec). O indicador bateu novo recorde no terceiro trimestre de 2006. 'O forte aumento do Inec, de 11,6% na comparação com setembro de 2005 deve-se, sobretudo, às expectativas especialmente positivas quanto às condições futuras da economia', afirmou a CNI.
Segundo a entidade, o resultado do Inec 'corrobora a visão de que o crescimento do consumo é a força de estímulo ao crescimento da economia em 2006'. A CNI tem afirmado que o desempenho da indústria este ano tem sido sustentado principalmente pelo consumo interno, já que a desvalorização do dólar ante o real tem reduzido a rentabilidade das empresas, sobretudo exportadoras. A pesquisa foi realizada pelo Ibope entre os dias 9 e 11 de setembro e ouviu 2.002 pessoas. Números acima de 100 pontos indicam otimismo e, abaixo disso, pessimismo.
O Inec do terceiro trimestre de 2006 ficou em 110,6 pontos. O recorde anterior foi de 106,3 pontos, no segundo trimestre de 2003. Os indicadores sobre a satisfação com a vida e a segurança no emprego e renda também foram recordes.
Subiu de 28% no segundo trimestre de 2006 para 34% no terceiro trimestre deste ano, por exemplo, o número de entrevistados que afirmaram não ter medo do desemprego. De outro lado, caiu de 29% para 24% os que afirmaram ter muito medo. O total de entrevistados que dizem ter pouco medo caiu de 32% para 28%. Com esse resultado, o índice do desemprego atingiu 104,7 pontos. Segundo a CNI, o indicador não atingia os 100 pontos desde outubro de 1997, ano em que se iniciou a série histórica.
Os indicadores relativos à expectativa da renda em geral e à própria renda também subiram e bateram recorde. Os entrevistados também afirmaram que pretendem aumentar suas compras no trimestre: o indicador alcançou 103,1 pontos, 7,6% superior ao do mesmo trimestre de 2005.
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