Título: Péres pede cassação de Suassuna no Conselho de Ética
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/10/2006, Nacional, p. A17

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) pediu ontem ao Conselho de Ética a cassação do líder licenciado do PMDB, Ney Suassuna (PB). Para Péres, há provas de que ele operou 'para beneficiar interesses escusos' com recursos públicos. 'É pela ausência de controle demonstrada, por seu desleixo com a coisa pública e com a dignidade e a respeitabilidade do cargo que ele está sendo julgado.'

Suassuna é acusado pela CPI dos Sanguessugas de ligação com o esquema de venda superfaturada de ambulâncias a prefeituras. Seu ex-assessor Marcelo Carvalho foi preso pela Polícia Federal em maio, na Operação Sanguessuga. No parecer, Péres lista provas contra Carvalho e diz que Suassuna confiava nele porque 'sua negociação com os prefeitos rendia ao senador uma propaganda direta junto ao eleitorado, utilizando como meio para tal bens de patrimônio público'.

Em sua defesa, Suassuna diz que o ex-assessor agia sozinho nas negociações com a Planam, a empresa de Luiz Antônio Vedoin, chefe da máfia. A PF identificou vários depósitos da Planam na conta de Carvalho. O senador admitiu que sabia da liberação de emendas para compra de ambulâncias, mas não que houvesse superfaturamento.

O líder do PMDB, Wellington Salgado (MG), pediu vistas do parecer de Péres e anunciou que vai apresentar voto em separado, pela absolvição de Suassuna. Com isso, o conselho só votará os relatórios em 8 de novembro. O texto de Salgado tem mais chance de ser aprovado. Os acertos para livrar Suassuna da condenação unem petistas, peemedebistas e até oposicionistas, como Jonas Pinheiro (PFL-MT). Além do presidente Lula, com quem ele esteve na quarta-feira. No conselho, 10 dos 15 membros devem livrá-lo da acusação por entenderem que ele já foi punido ao perder a eleição em que tentava novo mandato no Senado.