Título: Por que vou votar em Geraldo Alckmin
Autor: Francisco C. Weffort
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2006, Especial, p. H7

Conhecendo a administração de Geraldo Alckmin em São Paulo, estou convencido de que ele poderá fazer ainda melhor no Brasil. Sua primeira missão é a de pôr ordem na casa brasileira como já o fez na casa paulista. Geraldo é honesto, culto e competente, três qualidades que faltam a Lula, que nos últimos quatro anos levou o governo federal a um descalabro poucas vezes visto em nossa história de país independente.

Geraldo sabe que, a continuar como estamos, estaremos condenados a ser retardatários na corrida para o desenvolvimento em que caminham a passos largos países como China e Índia. O segredo para retomar o caminho do desenvolvimento - e que impõe racionalizar o gasto público e ativar os investimentos - é restabelecer a capacidade de gestão e a moralidade na administração do Estado. Foi isso sobretudo o que faltou nestes quatro anos de Lula, que, ao invés do 'espetáculo de crescimento' que tantas vezes prometeu, só nos proporcionou um espetáculo de incapacidade administrativa, escândalos e cinismo. No Brasil, o gasto público e os impostos chegam hoje a 43% e 39% do PIB, respectivamente, proporções só comparáveis aos dos países mais ricos da Europa, enquanto nosso crescimento está apenas um pouco acima do Haiti e dos países mais pobres da África.

Geraldo Alckmin vai desenvolver, no País, uma corajosa e moderna política de segurança, combatendo o narcotráfico e o contrabando de armas que alimentam o crime organizado. Vai melhorar as condições das estradas e ampliar os meios de comunicação em todo o País. Vai melhorar as condições do ensino básico e ampliar o ensino superior e o profissional. Vai desenvolver políticas de ação afirmativa em favor de índios e afrodescendentes e ampliar as políticas sociais compensatórias criadas por Fernando Henrique Cardoso, na República, e por Cristovam Buarque, em Brasília, e que Lula agrupou, demagogicamente, sob o título 'Bolsa-Família'.

Tudo isso exigirá, como preliminar, uma reforma política que garanta as instituições democráticas que Lula colocou sob ameaça com o 'mensalão', os 'sanguessugas', o 'cuecão', a compra de dossiês fajutos, as investidas contra a independência da imprensa e da cultura. Para realizar as reformas sociais e econômicas que o País necessita, é preciso começar colocando ordem na casa. Creio que, entre todos os candidatos, Geraldo é quem está melhor preparado para esta tarefa.