Título: Brasil apresenta melhoras e pode atingir metas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/10/2006, Vida&, p. A11
O número de pessoas malnutridas no Brasil caiu de 18,5 milhões em 1990 para 14,4 milhões em 2003. Os dados estão neste relatório apresentado ontem pela FAO. Na América Latina, o número de pessoas que passam fome caiu de 59 milhões para 52 milhões entre 1990 e 2003.
No caso do Brasil, o porcentual de malnutridos passou de 12% no início dos anos 90 para 8% em 2003. Na avaliação da FAO, a queda demonstra que o País caminha para conseguir atingir as metas estabelecidas pela ONU para a redução da fome até 2015.
Segundo a agência da ONU, o País tem alimentos suficientes, mas o acesso a eles ainda é prejudicado diante da desigualdade social e da má distribuição de terra. 'Os indicadores sociais estão melhorando, mas o País ainda enfrenta a pobreza perversa e a insegurança alimentar entre os mais pobres'.
Na região, porém, Cuba, Peru e Guiana já atingiram a meta da ONU, uma década antes do prazo. Chile, Uruguai, Equador e Jamaica também apresentaram reduções porcentuais maiores que a do Brasil. Já a Venezuela, de Hugo Chávez, apresenta uma piora no número de pessoas malnutridas, assim como Guatemala e Panamá. No México, o porcentual está estagnado. O pior caso da região é o Haiti, com 47% da população malnutrida.