Título: Filho de Jobim é cotado para cargo na Anatel
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/10/2006, Economia, p. B7

O advogado Alexandre Jobim, filho do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, encabeça a lista de nomes avaliados pelo PMDB para uma vaga no conselho diretor da Anatel. Se o nome de Alexandre Jobim passar pelo crivo da cúpula governista do partido, ele será indicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No próximo domingo, outra vaga de conselheiro será aberta na Anatel, que deverá ser preenchida pelo PT.

Alexandre Jobim tem no pai seu principal padrinho político na indicação para a Anatel. Aliado de Lula, Nelson Jobim é um dos expoentes do PMDB cotados para assumir o Ministério da Justiça no segundo mandato do presidente. Ele já ocupou o cargo no governo de Fernando Henrique Cardoso. Apesar da ligação com a administração dos tucanos, Jobim atuou várias vezes em defesa de interesses do governo Lula quando esteve à frente do STF, entre maio de 2004 e março passado.

Em outubro do ano passado, por exemplo, durante julgamento de um recurso do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, para que fosse suspenso seu processo de cassação, Jobim chegou a questionar abertamente o voto de outros ministros do STF que não acolheram o pedido de Dirceu. Por causa de episódios como esse, e por seu passado parlamentar, Jobim era conhecido, nos bastidores, de forma irônica, como 'líder do governo no Supremo'.

Alexandre Jobim é mestre em Direito pela Universidade do Texas e atua como consultor jurídico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), além de ser membro do comitê jurídico da Associação Internacional de Radiodifusores. Sua indicação tem a simpatia tanto da cúpula do PMDB como do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Ontem, o ministro não quis citar nomes de possíveis indicados para a Anatel, mas assegurou que a intenção do governo é fazer as indicações nas próximas semanas. Hélio Costa deixou claro também que não vai sugerir nenhum nome que pertença ao quadro do ministério.

A primeira vaga a ser preenchida está aberta desde novembro do ano passado, com a saída de Elifas Gurgel do Amaral, ex-presidente da agência. A segunda surgirá no dia 5 de novembro, com o fim do mandato do conselheiro Luiz Alberto da Silva. Com isso, a agência ficará com apenas três conselheiros: Plínio de Aguiar Junior e Pedro Jaime Ziller, indicados no governo Lula, e José Leite Pereira Filho, indicado por Fernando Henrique.

A segunda vaga será disputada entre os petistas. Segundo fontes do setor, dois nomes estão no páreo: o do assessor especial da Casa Civil André Barbosa, que teria o apoio da ministra Dilma Rousseff, e o do atual ouvidor da Anatel, Aristóteles dos Santos, que tem o apoio da ala sindical do partido.